O Atlético-PR divulgou na tarde de ontem (11 de dezembro) uma nota aos torcedores em sua página no Facebook pedindo "reciprocidade e respeito aos irmãos colombianos" na da Copa Sul-Americana, que será disputada hoje, às 21h45, na Arena da Baixada. No primeiro jogo, em Barranquilla, o Furacão segurou o empate em 1 a 1 contra o Junior. Agora, precisa de uma vitória para ficar com a taça. Qualquer empate leva a partida para os pênaltis. 

No texto aos torcedores, o clube recorda a reação dos colombianos após a tragédia que vitimou o elenco da Chapecoense e diversos jornalistas, em 2016. "Em um momento de dor, o povo colombiano demonstrou uma grande solidariedade", diz a nota. Na ocasião, o Atlético Nacional, que já era campeão da Copa Libertadores e faria outra decisão continental, desta vez contra a Chapecoense, abriu mão do título desde o primeiro momento, oferendo a taça ao clube catarinense. Além disso, o estádio do clube colombiano foi lotado por torcedores em luto pela tragédia.

Além do caso do voo da LaMia 2933, que resultou na morte de 71 pessoas, o Furacão ainda destaca que houve em Barranquilla uma "convivência pacífica" com a torcida colombiana no primeiro jogo da final, na quarta-feira passada. Por isso, pede a manutenção dessa "convivência humana e pacífica".

Abaixo, você confere na íntegra a nota divulgada pelo clube

"Reciprocidade e respeito aos irmãos colombianos.

A excelente convivência entre os povos brasileiros e colombianos sempre existiu, principalmente no futebol. Em 2016, vimos este sentimento aumentar depois dos acontecimentos com a Chapecoense. Em um momento de dor, o povo colombiano demonstrou uma grande solidariedade.

Nós, atleticanos, pudemos ver de perto esta solidariedade em Barranquilla, quando tivemos uma convivência pacífica entre as torcidas no primeiro jogo da final da Conmebol Sul-Americana.

O Atlético Paranaense pede que essa convivência humana e pacífica seja repetida amanhã (12), na Arena. O respeito e união devem prevalecer tanto dentro, quanto fora de campo.

Deste modo, pedimos também a todos os torcedores que não perturbem a delegação colombiana no hotel em que está concentrada em Curitiba, como forma de respeito e agradecimento ao tratamento recebido por nós em Barranquilla."