Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Com a pandemia, o trabalho dos entregadores de apps de delivery aumentou significativamente e, na mesma proporção, cresceu também a solidariedade dos usuários. O James, plataforma de entregas em menos de uma hora com atuação em 18 cidades brasileiras, identificou um avanço de 278% na quantidade média de gorjetas pagas pelos clientes aos entregadores, comparando as semanas anteriores às recomendações de isolamento social com as seis semanas seguintes – ou seja, as gorjetas quase quadruplicaram no período.

Um fator que potencializou esse avanço foi a criação do mecanismo de gorjeta em dobro, com o qual o James estimula que o cliente dê gorjeta para o entregador do seu pedido, como forma de agradecimento pelo trabalho, e o James também paga o mesmo valor para esse parceiro – uma maneira de reconhecer a atuação dos entregadores autônomos. O benefício foi lançado em 01/04 e, na semana seguinte, o app registrou o pico de gorjetas pagas, chegando a mais de 8% dos pedidos realizados. O valor médio da gorjeta paga pelos clientes é de R﹩ 3.