Valquir Aureliano – Pedrinho comemora gol na Arena

Os aspirantes do Athletico Paranaense venceram por 3 a 0 o Toledo, nesse sábado (dia 15) à tarde, na Arena da Baixada, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital em 3º lugar, com 13 pontos. A equipe do Interior está na 10ª posição, com quatro pontos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito melhores se classificam para as quartas de final.

O resultado interrompeu um pequeno jejum do Athletico no Paranaense — eram três rodadas sem vencer (duas derrotas e um empate).

A partida registrou também o menor público do Furacão em 2020, com 6.013 pagantes na Arena da Baixada. Antes, a pior marca era os 7.728 pagantes da 3ª rodada.

A vitória desse sábado veio com três gols do atacante Pedrinho, que chegou a seis gols em seis jogos no Paranaense e agora é o artilheiro isolado da competição, à frente de Paulo Sérgio (FC Cascavel) e Douglas Coutinho (Operário), ambos com quatro gols.

ESCALAÇÃO
No Athletico, a baixa era o meia Denner, lesionado. O esquema tático foi o 4-2-3-1. A linha de três tinha Reinaldo na direita, Pedrinho no centro e Breno Lopes na esquerda. Mingotti era o centroavante. O ponta Jaderson foi improvisado na lateral-esquerda, mais uma vez.

PRIMEIRO TEMPO
O Toledo ficou completamente recuado e quase não jogou futebol. Apenas se defendeu. O Athletico tomou conta do jogo, sufocou o adversário e não demorou muito para criar chances. O primeiro gol saiu aos 34. Reinaldo passou por dois adversários e chutou de fora da área. O goleiro deu rebote e Pedrinho aproveitou: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Toledo ficou mais ofensivo e tentou jogar. Levou pouco perigo e cedeu mais espaços atrás. O Athletico aproveitou e começou a criar chances com certa facilidade. Aos 7, Mingotti pegou rebote na área e cruzou rasteiro. Ele estava impedido, mas a arbitragem não percebeu. Pedrinho completou quase dentro do gol e fez 2 a 0. Aos 15, Pedrinho invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro deu rebate. Jaderson marcou o gol no rebote, mas a arbitragem anota impedimento. A impressão é que Jaderson estava em posição legal.

Aos 22, saiu Breno Lopes e entrou Jajá. Aos 25, mais um gol anulado do Athletico, sem motivo aparente. Ramon cobrou falta e cruzou. Walber tocou de cabeça para Jajá finalizar de cabeça, mas o lance foi anulado. Aos 32, saiu Reinaldo e entrou o ponta Julimar. Aos 36, saiu o lateral-direito Elias Lira e entrou o ponta Bruno Leite. Com isso, Julimar recuou e ficou na lateral-direita. O terceiro gol veio aos 40 minutos, em passe de Bruno Leite e bela jogada individual de Pedrinho.

ATHLETICO 3×0 TOLEDO
Athletico: Gabriel; Elias Lira (Bruno Leite), Walber, Luan Patrick e Jáderson; Léo Gomes e Ramon; Reinaldo (Julimar), Pedrinho e Breno Lopes (Jajá); Vinicius Mingotti. Técnico: Eduardo Barros
Toledo: Diego; Marcus Leal (PH), Jonathan, Tomazzi e Elson (Vavá); Mineiro, Gustavo, Juninho, Prill e Junior Cézar (Dudu); Lucas Vieira. Técnico: Zé Maria
Gols: Pedrinho (34-1º, 7-2º e 40-2º)
Cartões amarelos: Mineiro, Marcus Leal (T). Elias Lira (A).
Árbitro: David Herik Pinho
Público: 6.013 pagantes
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Léo Gomes chuta de longa distância. A bola passa perto, sobre o gol.
15 – O Athletico rouba no ataque e tem quatro atacantes contra três defensores. Mingotti erra o passe na meia-lua e perde grande chance.
26 – Jaderson toca para Breno Lopes, na área. Ele chuta fraco e o goleiro segura.
32 – Falta na ponta direita. Em vez de cruzar, Jaderson bate direto. O goleiro espalma.
34 – Gol do Athletico. Reinaldo passa por dois e chuta de fora da área. O goleiro rebate nos pés de Pedrinho, que cutuca para o gol vazio.

Segundo tempo
2 – Gustavo cobra escanteio. Tomazzi cabeceia perto, sobre o gol.
4 – Breno Lopes é derrubado na área por Marcus Leal. Pênalti. Jaderson cobra à direita do goleiro, que espalma.
7 – Gol do Athletico. Em posição duvidosa, Mingotti pega rebote na área e cruza rasteiro. Pedrinho completa quase dentro do gol.
15 – Pedrinho invade a área e chuta cruzado. O goleiro rebate. Jaderson marca o gol no rebote, mas a arbitragem anota impedimento. Lance polêmico.
25 – Falta na linha de fundo. Ramon cruza. Walber ajeita de cabeça e Jajá completa, de cabeça. A arbitragem anula o gol. Lance polêmico.
34 – Jajá faz boa jogada na ponta-esquerda e rola para Mingotti, livre na cara do gol. Ele chuta para longe e perde gol feito.
40 – Gol do Athletico. Bruno Leite toca para Pedrinho, que invade a área e chuta no ângulo.