A Copel concluiu a energização da linha de transmissão que vai aumentar a confiabilidade e a segurança operacional da distribuição de energia no litoral paranaense, especialmente durante a próxima temporada de verão. Foram investidos R$ 2,4 milhões nas obras, incluindo a instalação da rede de alta tensão em 138 kV e adequações na subestação Posto Fiscal, em Paranaguá. 

A nova linha parte da subestação Posto Fiscal e divide uma antiga rede existente entre as subestações Praia de Leste e Matinhos, dando origem a dois novos trechos: LT Posto Fiscal – Matinhos e LT Posto Fiscal – Praia de Leste 2. A conexão direta dos balneários à subestação de Paranaguá evitará sobrecarga nas redes em caso de desligamentos não programados nas regiões de Praia de Leste e Guaratuba, explica o diretor de Engenharia da Copel, Jorge Andriguetto Junior. 

PRESERVAÇÃO – Para viabilizar o empreendimento em Paranaguá, a Copel precisava distribuir 14 torres e lançar cabos ao longo de 4,4 quilômetros, em uma área de mata nativa. Diante desse desafio, a Companhia fez adaptações no projeto que garantiram a preservação de mais de 16 mil metros quadrados de floresta. 

A solução encontrada foi projetar torres metálicas mais altas que o padrão, com altura média de 30 metros (as linhas próximas têm em média 19 metros) para sustentar os cabos de energia, evitando ao máximo o corte da vegetação na faixa de servidão. Além disso, a nova rede foi instalada em um corredor por onde já passavam outras linhas. 

Este é um exemplo prático da aplicação dos princípios da sustentabilidade em nossos projetos. O desafio foi lançado e nossos profissionais dedicaram-se a encontrar a melhor solução do ponto de vista ambiental, sem perder de vista a viabilidade econômica da obra, afirma Andriguetto.