Se a situação do Coritiba no Campeonato Brasileiro já era ruim, agora ficou ainda pior. Jogando no Couto Pereira na noite deste sábado (16), o Coxa perdeu por 2 a 1 a decisão contra o Criciúma e agora terá de ficar na torcida contra Fluminense e Bahia para não terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Com a sequência inédita de duas derrotas seguidas jogando em casa, o Coritiba chegou ao quarto jogo seguido sem vitória e estacionou nos 41 pontos, caindo para a 15ª colocação. Já o Criciúma, adversário direto do alviverde na luta contra o rebaixamento, chega aos 42 pontos e alcança a 13ª colocação, se afastando da zona do descenso.

O Jogo

Precisando da vitória para se afastar da zona de rebaixamento, o Coritiba começou a partida pressionando o adversário no campo de ataque e explorando, principalmente, o lado direito do campo, com Gil e Robinho, para tentar chegar ao gol. O Criciúma, porém, se fechava bem na defesa e mantinha o Coxa longe da meta do goleiro Bruno.

O time da casa chegou a ter mais de 60% da posse de bola e trocava passes com qualidade. Aos 28 minutos, contudo, o ponto de virada: Ricardinho cobrou escanteio pela esquerda e encontrou Wellington Paulista, livre no primeiro pau, para desviar e abrir o placar para os catarinenses no Couto Pereira.

O gol desequilibrou o Coritiba. Sem Robinho, que saiu machucado, a equipe passou a encontrar dificuldades na hora de criar. Com Junior Urso e Willian no meio de campo, faltava qualidade na saída de bola. No primeiro tempo, foram 23 passes errados (o Criciúma errou apenas 13). A posse de bola, que chegou a ser de mais de 60%, caiu para 55%.

Péricles Chamusca preferiu não mudar o time no intervalo. Mais calmo, o Coritiba retomou o controle da partida e conseguiu chegar ao empate aos 25 minutos: Vitor Junior cruzou e Junior Urso, que havia desperdiçado duas boas chances no 1º tempo, empatou a partida. Mas enquanto a torcida coxa-branca comemorava o empate,  a do Tigre via sua equipe retomar a dianteira no placar, menos de um minuto após o gol coxa-branca, com Lins aproveitando falha da defesa alviverde.

No final, a equipe foi desesperadamente ao ataque, mas não conseguiu sequer produzir alguma chance. Com a derrota, o Coritiba, que já estava na lama, fica perto do caos e pode, pela primeira vez neste Brasileiro, entrar na zona de rebaixamento, a apenas três rodadas do fim do campeonato.

CORITIBA x CRICIÚMA
Coritiba: Vanderlei, Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Junior Urso, Willian, Emerson Santos, Robinho (Vitor Junior) e Alex; Deivid. Técnico: Péricles Chamusca
Criciúma: Bruno; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, João Vitor (Élton) e Ricardinho; Lins e Wellington Paulista. Técnico: Argel Fucks
Gols: Wellington Paulista (28-1º), Junior Urso (25-2º) e Lins (26-2º)
Cartões amarelo: Gil e Junior Urso (COR); João Vitor e Sueliton (CRI)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Local: Couto Pereira, sábado às 21 horas

Principais Lances
Primeiro Tempo:

2’ Gil toca para Robinho, que cruza para Alex, que tenta de cabeça, mas manda por cima do gol.

6’ Alex cobra falta da direita para a área, Luccas Claro desvia e Leandro Almeida, no segundo pau, quase chega para marcar.

8’ Criciúma chega com perigo no contra-ataque. Wellington Paulista tabela com Ricardinho, invade a área e tenta o chute, mas é travado por Gil.

11’ Alex cobra falta para a área e a defesa do Tigre afasta. A bola sobra para Robinho, na intermediária. O meia arrisca de longe, mas manda por cima do gol.

15’Ricardinho cruza da direita para a área. Willian erra na hora de afastar e a bola sobra para Lins, que não consegue firmar o corpo e acaba chutando mal, para fora.

18’ Robinho recebe na direita e encontra Junior Urso livre na entrada da área. O volante tenta o chute, mas erra feio e manda para muito longe.

28’ Gol do Criciúma! Na cobrança de escanteio de Ricardinho, Wellington Paulista aparece no primeiro pau para desviar de cabeça e abrir o placar.

36’ Serginho puxa contra-ataque pela esquerda e encontra Ricardinho, livre do outro lado. O meia entra na área e chuta. A bola passa à esquerda do gol, com perigo.

37’ Gil limpa a marcação e cruza para Junior Urso, livre dentro da área. O volante perde o tempo da jogada e fura feio.

43’ Vitor Junior manda para o miolo da área e Bruno sai mal. A bola bate na mão do goleiro e sobra na área, mas a defesa do Criciúma consegue recuperar.

Segundo Tempo:

3’Alex cobra falta de longe, pela direita. A bola desvia na defesa e vai na trave. No rebote, Emerson Santos manda para fora.

9’ Deivid recebe lançamento na área, sobe mais que a defesa e desvia. A bola vai por cima do gol.

14’ Deivid dá ótimo passe de cabeça para Vitor Junior, dentro da área, chutar. A finalização, porém, para nas costas do zagueiro do Criciúma.

25’ Gol do Coritiba! Vitor Junior cruza para Junior Urso, de cabeça, mandar no ângulo esquerdo de Bruno e empatar a partida.

26’ Gol do Criciúma! João Vitor cruza da direita, no segundo pau, e encontra Lins livre. O atacante domina e chuta forte para colocar de volta os catarinenses na frente.
 
43’ Julio César chuta forte na cobrança de falta e a bola passa à esquerda do gol de Bruno, com perigo.