Assine e navegue sem anúncios [+]
Pandemia

Curitiba confirma 27 mortes por Covid-19, o maior número em um dia desde o início da pandemia

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou nesta quarta-feira (5) mais 27 novos óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, o maior número em um dia desde o início da pandemia, em março. Oito deles ocorreram nas últimas 48 horas, outros 19 aconteceram entre os dias 15 de julho e 3 de agosto. Com isso, são 647 mortes causadas pela covid-19. 

As novas vítimas fatais tinham idade entre 43 e 90 anos, 15 eram homens e 12 eram mulheres. Entre as vítimas, 23 estavam internadas em hospitais públicos e privados. Outros quatro eram óbitos em investigação.  Cinco das novas vítimas tinham idade abaixo de 60 anos, apenas um desses não apresentava fatores de risco para complicações da covid-19. A médica infectologista Marion Burger ressaltou o caso do agente penitenciário Marcelo Tersi, sem comorbidade, que tinha apenas 43 anos e mesmo assim morreu pela infecção: "Em algumas pessoas, mesmo jovens e sem comorbidade, não sabemos o motivo, a Covid-19 evolui de maneira diferente. Por isso a prevenção é tão importante", disse ela.  Tersi ficou cinco dias internado na UTI do Hospital Santa Casa. Ele trabalhou na Penitenciária Estadual de Piraquara e na Casa de Custódia de Curitiba. Atualmente estava lotado na Cadeia Pública de Curitiba. 

Ela também chamou a atenção para quatro pacientes que não chegaram a ser internados, dois deles morreram em casa e dois em Unidades de Pronto Atendimento: "Eles fazem parte do casos que que investigamos depois da morte". 

Novos casos

O boletim mostra ainda 733 novos casos do novo coronavírus em moradores da cidade. Até agora, 22.303 pessoas testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia.

Dessas, 16.421 pessoas estão liberadas do isolamento e sem sintomas da covid-19. Já o total de casos ativos na cidade é de 5.235. Esse é o número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. 

Há ainda outros 657 casos em investigação, aguardando resultado de exames.

Entre os casos confirmados, 494 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 213 deles em UTIs.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação das 345 UTIs do SUS exclusivas para covid-19 é de 88%. Todos os pacientes que deram entrada no internamento com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados de covid-19. Há 42 leitos de UTI do SUS livres em hospitais de Curitiba.

Emocionada

A secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, se emocionou durante a live ao falar da morte do inspetor Odgar Nunes Cardoso, 60 anos, superintendente da Defesa Social, que morreu nesta quarta (5) vítima do coronavírus. Ele estava internado no Hospital Cruz Vermelha e teve uma parada cardíaca. A Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do inspetor. Ela lamentou a morte do colega.

 

Números da covid-19 em Curitiba em 5 de agosto

733 novos casos
27 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 22.303
Investigação – 657
Recuperados – 16.421
Óbitos – 647

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK