Franklin de Freitas

A noite desta quarta-feira (18) começou com tempestade em Curitiba. A chuva veio forte, acompanhada de muitos raios, ventos e granizo em diversos regiões da cidade.

A chuva de granizo começou pouco antes das 18h20, com o tamanho de bolas de gude no Abranches. Outros relatos comparavam o granizo ao tamanho de um isqueiro. Registro de granizo também no Jardim das Américas, Jardim Social, Bairro Alto, Rebouças, Centro Cívico e Centro. Pinhais, Araucária, São José dos Pinhais também tinham relatos de chuva forte e pedras de gelo.

Segundo o Simepar, foram mais de 21 mm de chuva na Capital em apenas 15 minutos.

Chuva forte na Grande Curitiba deixa várias ruas alagadas, derruba árvores, suspende show e invade hospital

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a chuva de granizo atingiu vários bairros e a região central e durou em torno de 20 minutos e provocou pontos de alagamento em bairros como Fazendinha, Boa Vista, Água Verde e Boqueirão. Equipes da Defesa Civil fazem os atendimentos de emergência.

Mais cedo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou Alerta laranja de tempestade para Curitiba para a quinta-feia 19). A previsão é de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 Km/h e  queda de granizo. O Simepar confirma que nas próximas horas a tendência é da formação de novas áreas de chuva acompanhadas de raios desde o extremo oeste, fronteira com o Paraguai até o Leste do Estado. 

Veja 22 dicas para garantir a segurança antes, durante e depois da tempestade

Os primeiros núcleos de chuva começaram a se desenvolver sobre a Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais  e Central desde o começo da tarde desta quarta (18). Em Guarapuava, as ruas ficaram cobertas de granizo e houve muito vento. 

Na Grande Curitiba a noite veio mais cedo. Pouco depois das 17 horas as luzes dos postes de iluminação já estavam acesos em bairros de Curitiba e São José dos Pinhais.

A instabilidade deve seguir de quinta (19) a domingo (22) em boa parte do Estado, principalmente no eixo Centro-Sul ao Leste e Litoral do Paraná, novamente com risco de chuva e vento mais fortes.