Lucilia Guimarães/SMCS

Tomaram posse na manhã desta terça-feira (26/3), na Secretaria de Recursos Humanos, os novos servidores que assumirão as vagas de médicos da Prefeitura de Curitiba. Todos eles trabalharão em unidades básicas de saúde.

Eles fazem parte de um grupo de 194 candidatos convocados para 86 vagas autorizadas pela Secretaria de Finanças e definidas pelo Conselho de Gestão e Responsabilidade Fiscal da Prefeitura de Curitiba. Dos 194 convocados, 31 compareceram e fizeram os exames médicos admissionais. Destes, 16 estão dentro do prazo de 15 dias úteis para assumirem as vagas e um assinou o termo de desistência.

O prazo máximo para tomar posse, que é de 15 dias úteis, e o prazo para solicitar o adiamento da posse, de mais 30 dias corridos, são períodos legais para a nomeação e integram a legislação específica do cargo e do edital do concurso. A solicitação do adiamento deve ser feita dentro dos 15 dias que o candidato tem para tomar posse.

A Secretaria de Recursos Humanos convocou mais 8 médicos que poderão tomar posse nesta quarta-feira (27/3). Todos os médicos convocados participaram de concurso público feito em 2015.

A servidora da área de gestão de pessoas da Secretaria da Saúde, Aline Perfeito, esclareceu a todos que as vagas disponibilizadas nas unidades de saúde são variáveis a cada dia. Os candidatos foram chamados por ordem de classificação para a escolha da unidade, antes da assinatura do termo de nomeação.

Durante a reunião de nomeação, a gerente de política de pessoas do Núcleo de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, Andréa Alves Ospedal dos Santos, destacou algumas informações importantes, como detalhes sobre a conta salário, e o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), que é opcional. “Vocês entrarão em estágio probatório por três anos de efetivo exercício”, explicou Andréa.

Na próxima segunda-feira (1º/4) os médicos nomeados participarão da Integração Funcional, atividade organizada pela Secretaria de Recursos Humanos para acolher os novos servidores e dar todas as informações importantes sobre a vida funcional.

Além dos médicos, tomam posse nesta semana enfermeiros e técnicos de enfermagem. São esperados 26 enfermeiros e 88 técnicos de enfermagem, que entregaram a documentação e fizeram os exames admissionais. Este total é menor do que o total de vagas autorizadas para contratação, que era de 27 enfermeiros e 110 técnicos de enfermagem. Por isso, outros candidatos que fizeram o concurso público ainda poderão ser convocados.

Animação e comprometimento

“Eu nem sabia que iria ser chamada”, disse a médica Caroline Giot Bronner Fogaça, que vai assumir a vaga na Unidade de Saúde Pinheiros. “É bem perto da minha casa”, comemorou a nova servidora, que decidiu se desligar da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, 31 quilômetros distante da sua casa. “Levei um susto quando recebi o telegrama. Fiquei muito feliz e estou animada”, comemorou.

O médico Thiago Simão contou que vai tentar conciliar as outras atividades que tem com as da Unidade de Saúde Bom Pastor, que foi o local que ele escolheu para trabalhar entre as opções oferecidas.

“Já trabalhei em unidade básica de saúde. Entendo que o SUS é construído pelos profissionais que estão entrando, que tenham o perfil pró-ativo. Por ser coletivo, o SUS nos dá a oportunidade de trazer a experiência que já temos”, declarou Simão.

Ele conta que desde quando fez o concurso acompanhou pelo site o andamento de cada etapa. “Uma das vantagens da Prefeitura é a estabilidade”, declarou ele, que é médico há oito anos.