WhatsApp Image 2024-04-03 at 9.26.07 AM (1)
Foto: Divulgação

Curitiba vai receber o I Simpósio Internacional de Reabilitação Visual entre os dias 04 a 06 de abril, na sede da Associação Médica do Paraná. O evento contará com palestras e apresentação de tecnologias avançadas e estudos sobre a medicina oftalmológica, neurovisão e a evolução das terapias de reabilitação visual para pessoas portadoras de baixa visão e cegueira.

De acordo com a Dra Ranni Pereira Santos, oftalmologista, presidente do Instituto de Reabilitação Visual (PROREABV) e responsável pelo simpósio, a popularização do tema é uma das principais metas do evento.

“Precisamos quebrar paradigmas sobre a cegueira e beneficiar pacientes com baixa visão, apresentando as melhores terapias e práticas, bem como valorizar os profissionais multidisciplinares envolvidos no processo de reabilitação”, explica

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o contingente de pessoas com problemas de visão chega a 285 milhões globalmente. O Censo do IBGE, de 2010, traz que há pelo menos 35 milhões de pessoas com algum nível de dificuldade visual no Brasil.

Conscientização

A realização do simpósio é uma resposta comemorativa à criação e aprovação de uma Lei Estadual 21.532, pioneira no Brasil, que dispõem sobre a conscientização da população sobre os benefícios da reabilitação visual, bem como o incentivo de encontros e práticas clínicas e educacionais no segmento.

A legislação foi apresentada à Assembleia pelo deputado Alexandre Amaro, atendendo a solicitação da Dra Ranni Pereira Santos.