Arquivo/AN-PR

A geração de energia limpa e a exploração do potencial das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) estarão em discussão em Curitiba, a partir desta quarta (8/5) até sexta-feira (10/5), durante a 3ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs. O evento será feito no Salão de Atos do Parque Barigui.

A Conferência é promovida pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) e tem o apoio da Prefeitura de Curitiba. Serão discutidas as tecnologias e inovações para gestão de empreendimentos, alternativas para viabilização de usinas e perspectivas econômicas.

Entre os palestrantes estão confirmados o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. O evento é voltado para empreendedores do setor, técnicos e executivos da área, consultores, e envolvidos na cadeia de produtos e serviços para hidrogeração.

Entre os palestrantes estarão reunidas autoridades dos governos, federal, estadual e municipal, e especialistas do setor. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/inscreva-se/

A programação da Conferência começa às 9h desta quarta-feira (8/5) e os trabalhos seguem até as 17h30. Confira aqui a programação completa do evento http://www.viex-americas.com/eventos/abrapch/programacao/

Diferenças
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos. Esses empreendimentos têm, obrigatoriamente, entre 5 e 30 megawatts (MW) de potência e devem ter menos de 13 km² de área de reservatório. As PCHs são hoje responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade instalada do sistema interligado nacional, segundo a ABRAPCH.

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) também são geradoras de energia que utilizam o potencial hidrelétrico para sua produção. A diferença é que as CGHs são ainda menores, tanto em termos de tamanho quanto de potência. De acordo com a classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica, esses empreendimentos podem ter o potencial de gerar de 0 até 5MW de energia.

Aviso de pauta
III Conferência Nacional de PCHs e CGHs
Datas: 8 a 10 de maio
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Inscrições e informações: viex-americas.com