Divulgação/Coritiba – Thiago Lopes treina em Santa Catarina: titular contra o Criciúma

O Coritiba volta a campo nesta terça-feira (dia 9) às 21h30, no Estádio Heriberto Hulse, para enfrentar o Criciúma, pela 9ª rodada da Série B. A competição recomeça após pausa de um mês para a Copa América.

O time paranaense terá quatro desfalques. Os laterais Diogo Mateus e Patrick Brey e o meia Giovanni estão em recuperação e não viajaram para Santa Catarina. O volante Matheus Sales está suspenso por cartões amarelos.

Já o Criciúma terá força máxima, com velhos conhecidos da torcida do Coritiba. O técnico é o curitibano Gilson Kleina, que comandou o time alviverde em 2016 e o Paraná Clube em 2004 e em 2007. A equipe catarinense conta com o ponta Vinícius, de 25 anos, que jogou no Coritiba em 2016. O nome mais conhecido do elenco é o lateral-direito Maicon, 37 anos, que disputou duas Copas do Mundo e tem 77 partidas pela seleção brasileira. Ele é reserva no Criciúma.

Outro nome famoso do clube catarinense é o meia Wesley, 32 anos, ex-São Paulo, Athletico Paranaense, Santos, Palmeiras e Werder Bremen.

A única dúvida na escalação do Criciúma para esta terça-feira é o centroavante Léo Gamalho, 33 anos, artilheiro do time na Série B, com três gols em cinco jogos. Se não tiver condições, será substituído por outro velho conhecido do futebol paranaense, o atacante Lúcio Flávio, 32 anos, que jogou no Paraná Clube em 2015 e 2016.

Em 14º lugar na Série B, o Criciúma só somou duas vitórias nas últimas dez partidas (contando todas as competições). Nesse período, só venceu Guarani e Brasil-RS — e amargou quatro empates e quatro derrotas.

NOVIDADES
O técnico Umberto Louzer confirmou que os meias Luiz Henrique (antes chamado de Luizinho) e o Thiago Lopes serão titulares contra o Criciúma. “A ideia é o Luizinho e o Thiago, para que a gente possa ter agressividade com posse e uma estrutura defensiva sem a bola. Esperamos que eles possam trazer para o jogo de amanhã tudo que trabalharam na intertemporada”, afirmou o treinador.

Sobre a ausência de Giovanni, o técnico explicou que o jogador está mal fisicamente. “Temos a situação do Giovanni. Não é uma lesão, mas está no processo de recondicionamento físico. Temos mais uma semana aberta para ele readquirir essa condição. É um atleta de qualidade, mas precisa também aliar a questão física”, argumentou.

A novidade confirmada é a volta do ponta Rafinha, recuperado de lesão. “É um atleta que está apto. Conseguiu treinar conosco, esperamos que ele possa retornar da mesma forma como encantou o torcedor coxa-branca. Tenho certeza que vai nos ajudar bastante”, disse Louzer.

Recuperados de lesões, o lateral-direito Felipe Mattioni e o ponta Iago Dias seguem na reserva. O volante João Vitor também não treinou como titular e perdeu a vaga para Vitor Carvalho.

CRICIÚMA x CORITIBA
Criciúma: Luiz; Marcos Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Eduardo; Reis, Wesley e Vinícius; Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina
Coritiba: Wilson; Sávio, Walisson Maia, Sabino e Fabiano; Vitor Carvalho, Luiz Henrique, Thiago Lopes, Juan Alano e Rafinha; Rodrigão. Técnico: Umberto Louzer
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Local: Heriberto Hulse, em Criciúma, terça-feira às 21h30