Arquivo BP – Garden design: curso conta com orientações técnicas e aulas externas

O Garden Design é um curso que prepara para uma profissão cada dia mais requisitada na elaboração de projetos de edificações residenciais e comerciais. É mais do que montar um jardim ou uma área de convívio. Os projetos hoje costumam propor integração das pessoas ao ambiente, recuperando um pouco seu estado natural. O verde promove a desaceleração do stress e da ansiedade e valoriza imóveis novos e usados. O curso é voltado ao paisagismo, atrais profissionais de decoração, arquitetos, designers, jardineiros e pessoas que querem simplesmente valorizar seus imóveis por conta própria. Um dos locais com o curso disponível é o Centro Europeu, que abriu sua quarta turma neste ano. “Quem leciona são profissionais qualificados e renomados da arquitetura e paisagismo. Temos também uma parceria com a Casa das Plantas”, conta o coordenador do Núcleo Decor do Centro Europeu Felipe Bender.

A profissão, segundo Bender, tem demanda garantida. “Muitos profissionais ficaram só no design de interiores e na decoração e acabaram não percebendo essa oportunidade de mercado que tem hoje. Antigamente eram as coberturas os imóveis mais desejados e hoje são os ‘gardens’, que têm os jardins e as áreas de convivência verde. Tem estudos que demonstram que uma casa com um belo paisagismo tem valorização de 10% a 15% no valor total do imóvel”, explica.
O curso conta com orientações técnicas, com prática na operação de software, e aulas externas, em que os alunos tem contato com a execução de projetos reais. “Costumo dizer que é um curso hibrido. Muitas das aulas são externas e tem tanto o aprendizado na parte de software quanto conceitual. Estamos indo para a quarta turma do curso”, explica.

Mais profissões criativas: Técnico em Eventos possibilita conhecimentos práticos e tecnológicos

Outro espaço para o profissional da área está em uma nova tendência dos projetos. “Existe uma linha de paisagismo que é a ‘urban jungle’, que em todos os espaços tem vegetação dentro. É uma zona de descompressão cada vez mais presente em restaurantes e locais de trabalhado, como a própria Google que tem esse conceito”, aponta.

As turmas são formadas por pessoas de diversas áreas. “Nesta turma atual temos um jardineiro, designers de interiores, advogados e arquitetos. É bem diversificada. Temos desde software, sobre qual o mais adequado a escolher, até os conceitos gerais. Atende desde um arquiteto a até alguém que não tem conhecimento algum. Temos mentorias dedicadas ao aluno para identificar a necessidade de cada um”, garante o coordenador.

Saiba onde estudar Design de Jardins em Curitiba

Centro Europeu

Inscrições: as turmas abrem em março e agosto.
Duração: três meses
Quanto: 6x de R$ 720,00

O ‘BEM PARANÁ’ publica diariamente, de hoje até o dia 9 de julho, a série Profissões Criativas, com o objetivo de mostrar ao leitor uma nova visão e oportunidades no mercado de trabalho.
Textos: Narley Resende
Edição: Lycio Vellozo