Valdecir Galor/SMCS

Curitiba tem 4.515 quilômetros de ruas, dos quais 253 quilômetros estão com pavimento primário, uma estrutura mais precária. É menos de 6% (5,61%) do total. Nesta terça-feira (18/12), o prefeito Rafael Greca ao vistoriar o trecho da Rua Mobral, no Jardim Aliança, que fica no bairro Santa Cândida, renovou o compromisso de implantar asfalto em ruas onde hoje a população tem que convier com poeira e lama. Em dois anos, a previsão da Prefeitura é de colocar asfalto definitivo na maior parte dos 253 quilômetros de vias que hoje são de saibro.   

No trecho de 180 metros vistoriado, entre as ruas Nossa Senhora do Rocio e Hans Kelsen, a Rua Mobral está ganhando asfalto novo. A Secretaria Municipal de Obras Públicas faz a revitalização do pavimento da via que tinha saibro e por onde passam as linhas de ônibus Aliança e São Benedito.  

Na região também fica a Escola Municipal Augusto Cesar Sandino e o Colégio Estadual Padre João Wislinski. “Estive aqui na Rua Mobral numa tarde quente e empoeirada de 2016 prometendo a implantação de asfalto definitivo – não tem mais antipó – e aí está a obra. Hoje (terça-feira) mesmo será concluída”, disse o prefeito Rafael Greca.  

No cronograma de serviços da Prefeitura dos próximos dois anos, 2019 e 2020, está previsto o início da implantação de pavimento asfáltico em ruas que hoje têm cobertura de saibro. Os primeiros 100 quilômetros de asfalto sobre as ruas de saibro serão viabilizadas por meio de financiamentos com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil que somam R$ 120 milhões (metade com cada banco).

Bolo e gengibirra

Natural de Rio Pardo de Minas (MG), José de Melo vive há 30 anos no Santa Cândida e é proprietário de um bar na Rua Mobral. Fez a vida e formou os dois filhos, Rogério de Melo e Rodrigo de Melo, que nasceram em Curitiba. Rogério é consultor na área de Tecnologia da Informação (TI) e Rodrigo é professor universitário no curso de Administração. “Demorou, mas o asfalto chegou. É o fim da poeira e acredito até que meu movimento de clientes vai aumentar”, disse José de Melo, que serviu ao prefeito e aos vizinhos bolo e gengibirra para comemorar a concretização da obra.   

Greca comemorou com os moradores o início do programa de transformação das ruas de saibro em ruas com pavimento asfáltico. “Um brinde com gengibirra geladinha no Bar do Mineiro celebrou a pavimentação da primeira rua de chão batido dos 253 quilômetros de saibro que estamos começando a asfaltar. Dona Belizária e Dona Lurdes, Rodrigo, Rogério, seu José e todos os moradores agradecem e testemunham”, disse o prefeito.

Professora aposentada da rede estadual de ensino, Belizária Armstrong de Oliveira mora há 46 anos na Rua Mobral e lembrou que o asfalto era um antigo sonho. “Estou concretizando o desejo de uma vida e registro meu elogio ao prefeito Rafael Greca, que cumpriu sua promessa”, disse a professora.

A dona de casa Aparecida Antônia de Oliveira estava radiante com a obra em frente à sua residência. “É o fim da poeira e a garantia de mais tranquilidade para mim que adoro manter a minha casa sempre limpa. Sem falar que nossa rua já está muito mais bonita”, apontou. 

Asfalto novo

Na mesmo região da Rua Mobral, já receberam uma nova camada de asfalto a Rua Nossa Senhora do Rocio, entre a Estrada Guilherme Weigert e a Rua Mobral; a Rua Sócrates, entre a Mobral e a José Ursulino Filho; a Rua José Ursulino, entre a Rua Sócrates e a Estrada Guilherme Weigert; e a Guilherme Weigert, entre as ruas Celeste Paschoal Milani e James Anderson.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, o superintendente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Almir Bonatto, e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, acompanharam a vistoria feita pelo prefeito Rafael Greca nas obras de pavimentação da Rua Mobral.