Colaboração

Várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba registraram chuva de granizo na tarde desta terça (28). Entre eles estão, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Almirante Tamandaré e Campo Largo. Chamou a atenção o a tamanho das pedras de gelo, como mostram fotos encaminhadas à redação do Bem Paraná.  Na BR-277, em direção ao interior do Estado, vários carros tiveram que parar no acostamento devido à chuva, complicando ainda mais o tráfego alto devido ao movimento de fim de ano. 

A Grande Curitiba e o Litoral do Paraná estão em alerta laranja para tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que vale desta terça (28) até as 10 horas desta quarta (29).  A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. 

O Simepar informou que ainda não tem relatório sobre a queda de granizo na Grande Curitiba, porém alerta que a disponibilidade de umidade na metade leste do Paraná deve causar alguns temporais localizados na região, associados também com o calor, com o aumento das temperaturas até o período da tarde. Até o momento não houve registro de rajada de vento forte, acima de 50 km/h. Os maiores volumes de chuva foram registrados em Fazenda Rio Grande, 23,4 mm, e em Antonina, no Litoral,  40,2 mm.

De acordo com o Simepar, as pancadas de chuva seguirão na região até pelo menos quinta (30).