Divulgação/Gabrielle Lemes/Paulo Sanches Fotografia – Gabrielle Lemes

A nova geração do triathlon brasileiro no Paraná viverá uma experiência rara para muitos atletas de elite, nesta semana, entre os dias 21 e 25. Único brasileiro campeão mundial da modalidade, Leandro Macedo junta-se a Juraci Moreira, representante nacional em três Olimpíadas, para uma imersão completa com os dez integrantes da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento e também com os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto onde eles foram garimpados.

O objetivo é deixar os atletas ainda mais afiados para os principais desafios do calendário. Algo fundamental para Gabrielle Lemes, Alice Forti Tinelli e Pedro Boff, nesta fase final de treinos para a seletiva americana da CAMTRI, marcada para junho em Salinas (EQU). A prova classificará um brasileiro e uma brasileira para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro.

Serão cinco dias de treinos na sede da Escolinha e na pista de MTB, atividades técnicas e palestras, com muita troca de experiência com os dois ícones do triathlon brasileiro, na sede da Escolinha, em Curitiba. Na quinta-feira (24), os treinos serão abertos ao público em geral e à imprensa.

Serviço
Treino aberto com Juraci Moreira e Leandro Macedo
Data: 24 de maio (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Colégio da Polícia Militar do Paraná – Rua José Ferreira Pinheiro, 349, Portão – Curitiba (PR)

"É uma oportunidade única para os alunos da Escolinha e os atletas da Seleção, de passar uma semana mergulhados nas atividades com o único campeão mundial de triathlon no Brasil, e ouvir um pouco da minha história nas Olimpíadas. Se eu tivesse vivido algo assim na minha época de atleta, teria aproveitado muito, porque não é sempre que a gente consegue reunir dois grandes nomes do triathlon pra passar uma semana inteira trocando experiências", destaca Juraci Moreira, idealizador dos projetos no Paraná.

O training camp também servirá como uma primeira avaliação do desempenho dos atletas por Leandro Macedo, novo consultor técnico da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento e da Escolinha, reeditando a parceria com Juraci Moreira, de quem já foi adversário e treinador. Hoje coordenador da própria assessoria de triathlon em Brasília, voltada para o treinamento de atletas amadores e profissionais, Leandro Macedo é também presidente da Comissão de Treinadores da Confederação Brasileira de Triathlon. Nos dois projetos paranaenses, atua diretamente junto ao coordenador Ricardo Júnior Cardoso, na periodização e planejamento dos treinos.

“Aceitei o convite do Juraci com muita satisfação. Fui companheiro de competições dele por muitos anos e após encerrar minha carreira de atleta tive o prazer de treiná-lo na conquista da sua medalha nos Jogos Pan-Americanos 2007 e em sua terceira Olimpíada em 2008. Poder contribuir com a formação de atletas é uma forma de continuar a nossa parceira de muitas medalhas. Já tive a Tive a oportunidade de ver alguns dos seus atletas em ação e observar a evolução deles. No camping, poderei estreitar esse contato com os alunos, observar melhor e passar um pouco da minha experiência”, explica Leandro Macedo.

Celeiro de novos talentos

Os mais novos da Escolinha de Triathlon também serão beneficiados. Para eles, o evento é a chance de conviver de perto com dois dos maiores nomes da modalidade no Brasil e reforçar o excelente trabalho feito na preparação para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil. Referência nacional na formação de novos talentos, o projeto mostrou a evolução dos alunos em maio na etapa de abertura da competição, com três pódios, e espera novas conquistas na segunda prova, em junho, no Tocantins.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passam a receber uma ajuda de usto mensal e são direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.

O projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Banco Safra, Sanepar, Elejor e Governo do Paraná.

Contatos:
Flávio Perez
[email protected]
www.onboardsports.com.br