A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) investiga, até a tarde desta quinta-feira (5/3), onze casos suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19) em Curitiba, quatro deles são novos.

Entre os casos novos está um casal – um homem de 36 anos e uma mulher de 35 anos –, que esteve em viagem recente para Espanha, país que já registra circulação local da doença. O casal reside em outro estado, mas possui familiares em Curitiba. Após o início dos sintomas buscaram por atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os outros dois casos suspeitos novos são homens, um de 42 anos que retornou de viagem para os Estados Unidos, país que também já possui circulação local da doença. Ele foi atendido em um serviço da rede privada. O outro homem tem 29 anos e esteve em viagem para a Itália, país com grande circulação da doença.

Os sete casos divulgados pela SMS na tarde da última quarta-feira (4/3) seguem aguardando resultado dos exames.

Isolamento Voluntário
As onze pessoas seguem em isolamento domiciliar voluntário enquanto aguardam o resultado dos exames. Em apenas um dos casos, o homem de 42 anos, houve necessidade de internamento por infecção pulmonar, mas ele já recebeu alta.

A médica infectologista da SMS Marion Burger explica que o internamento só é indicado para casos com complicações, como por exemplo, infecção pulmonar. Mas ela alerta que é essencial manter o isolamento domiciliar, quando indicado.

“Enquanto aguardam o resultado é importante que as pessoas sigam as orientações. Mesmo que a infecção não seja pelo coronavírus, a medida evita a contaminação de outras pessoas e auxilia no processo de recuperação”, orienta Marion.

Os pacientes de casos suspeitos são monitorados diariamente por telefone para acompanhamento da evolução do quadro de saúde.

A secretaria solicita ainda que eles informem a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas.