Reprodução – Caminhões carregados com insumos na manhã deste sábado

 O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse na sexta (15) que o início da vacinação contra a Covid-19 pode atrasar no estado por conta de uma “intercorrência com prazos na Índia”. A vacinação estava prevista para começar no dia 20 de janeiro, às 10h, conforme foi anunciado pelo Ministério da Saúde durante reunião com os prefeitos, na quinta-feira (14), porém a Índia não liberou as duas milhões de doeses da AstraZeneca/Oxford para o Brasil. de dose. Como plano B, o Ministério da Saúde solicitou a entrega imediata de todas as seis milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O ofício foi encaminhado pela pasta a Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Enquanto as vacinas não chegam, o governo do Estado acelera a distribuição dos insumos, como seringas, agulhas e carteirinhas de vacinação. Neste sábado (16) pela manhã, quatro caminhões carregados com 2,2 milhões itens que serão usados na vacinação contra a Covid-19 saíramdo pátio da central de abastecimento e suprimentos da Secretaria da Saúde do Parana, no Jardim Botânico, em Curitiba, em direção às regionais de Saúde no interior do Estado. 

A carga, com seringas e agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteirinhas de vacinação, deverá chegar às Regionais de Saúde do Estado durante este final de semana. Das 22 Regionais de Saúde do Estado , apenas a metropolitana Curitiba e a de Paranaguá, receberão os insumos na segunda-feira. Os caminhões saíram com escolta da Polícia Militar e terão apoio logístico e de segurança da Defesa Civil durante toda a operação de deslocamento e descarregamento da carga.

Apesar da vacina, cuidados devem continuar

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, gravou nesta sexta-feira (15 de janeiro) uma mensagem à população paranaense. No vídeo, o gestor destaca que a vacina contra a Covid-19 está chegando para imunizar os paranaenses. Por outro lado, também ressalta o momento grave que o estado atravessa na pandemia, em especial a macrorregional leste (onde está a Região Metropolitana de Curitiba e também o litoral paranaense), reforçando a importância de a população seguir respeitando o distanciamento social, utilizando máscaras e, se possível, permanecendo em casa.

“Essa esperança, essa alegria, essa ansiedade pela vacina não pode substituir o cuidado sanitário de cada um de nós. Quero pedir a você que fique em casa. Quem puder ficar em casa, fique em casa”, disse Beto Preto. “Este ano não é o momento de veranear nas praias, de aglomerar, rever amiogos, familiares. Este ano é momento de todos nós exercermos um papel importante de reflexão nas nossas próprias vidas. Não queremos a falta de leitos, de medicamentos, de insumos para atender os pacientes com Covid-19.”