Valdecir Galor/SMCS – Escolas estu00e3o na Copa

As escolas municipais de Curitiba prepararam atividades pedagógicas e esportivas inspiradas na Copa do Mundo, que vão desde torneios internos de futebol até decoração especial no pátio e aulas de geografia com foco nos países participantes.
A superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute, destaca que grandes eventos, como o mundial de futebol, podem ser aproveitados para o desenvolvimento de atividades diferentes e divertidas e que motivam os estudantes. “Eles já têm um interesse natural pelo assunto, e as escolas podem aproveitar essa curiosidade para fazer uma aula de geografia, matemática ou outro componente curricular que possa ter a Copa ou o futebol como disparador”, explica a superintendente.
Na Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna, no bairro Barreirinha, estudantes do pré ao 5º ano vão participar de um torneio esportivo, a Copinha do Júlia, de 2 a 6 de julho. A professora Fabíola Paiva Iactchak Przybylski explica como surgiu a ideia. “A escola está trabalhando a sustentabilidade, e na educação física focamos nos temas corpo e saúde. Unir os cuidados com o corpo, a partir dos atletas, foi a forma de aproveitar a Copa no nosso contexto”, conta a professora.
Além da Copa, um painel gigante foi montado no pátio, para ser preenchido com o resultado das partidas.