SEED/divulgação – Carros de som passam nos bairros convocando alunos para atividades do Aula Paraná

Com o prolongamento da pandemia, é comum que alguns estudantes de escolas estaduais do Paraná acabem ficando em descompasso e atrasando a realização das atividades remotas no Aula Paraná. Por isso, a busca ativa, que já vinha acontecendo desde março para inserir os estudantes no sistema de aulas remotas, vem sendo fortalecida e passa a focar em “resgatar” esses alunos que deixaram de fazer algumas atividades nas últimas semanas. A busca ocorre das maneiras mais diversas possíveis. Uma delas, que tem chamado a atenção em todo o Estado e está conseguindo um retorno positivo, é o uso de carros de som e chamadas na rádio para atrair a atenção de estudantes e pais.

Em Paranavaí (região Noroeste), por exemplo, o Colégio Estadual Antonio Tortato apostou nas mensagens por carro de som desde o início do Aula Paraná, como explica a diretora Elizangela Sabater Moreira. “Quando foi lançado o processo de aulas remotas em abril, direção e equipe pedagógica se reuniram com professores para reorganização de todo trabalho pedagógico da escola. Nessa reunião já foram estabelecidas ações a serem realizadas para informar as famílias e alunos, e uma das ações foi utilizar carro de som para divulgação a toda a comunidade como ocorreria o novo formato de estudo”. Elizangela comenta também que a partir da ação, familiares de estudantes procuraram a escola para assumir compromisso com o estudo dos filhos.

A mesma iniciativa foi feita no Norte Pioneiro, na região de Ibaiti. O Colégio Júlia Wanderley, que fica no município de Jaboti, firmou parceria com a prefeitura da cidade para fazer a divulgação. A mensagem veiculada orientou sobre os encontros, entrega de atividades e convocou os pais para auxiliar no processo. “O retorno foi muito positivo, e o alcance é visível pelo engajamento dos alunos na realização das atividades”, diz Leila Cândido Torres, chefe do NRE Ibaiti. Ela menciona que, além da rádio e carro de som, houve colaboração de toda a rede e comunidade para compartilhar a mensagem em grupos de whatsapp.

RMC – Em Colombo (região metropolitana de Curitiba), o retorno da ação foi identificado por Marcelo Zanesco Boeira, diretor do Colégio Estadual Vereador Raulino Costacurta. “A demanda das aulas remotas pegou todo mundo de surpresa no início, e a gente precisou ser criativo para divulgar os encontros digitais. Contamos com um carro de som que anunciava lojas e outros serviços, e eles transmitiram nossa mensagem pelo bairro. No dia seguinte os pais começaram a procurar a escola e cresceu o número de estudantes nos encontros”, conta. “Bastou uma mensagem simples e algumas voltas nas redondezas da escola e cresceu o interesse dos alunos”. Marcelo comenta que, assim que possível, vai atrás do serviço novamente, até pelo retorno que teve.

Resultado – Noêmia Pereira do Nascimento é mãe de dois alunos que estudam no Raulino Costacurta, e ouviu os anúncios da escola pelo carro de som: “Meus filhos estavam com dificuldade pra fazer as atividades online, acabaram deixando acumular. Nós como pais não sabíamos se estava tendo atividade ou não, ou como estava sendo a entrega. Foi bom ter ouvido o telefone da escola pelo carro de som e entrar em contato diretamente. Fui bem atendida, explicaram como estavam funcionando as aulas e atividades, até pra gente poder dar suporte pros nossos filhos”, comenta.

Aula Paraná – O Aula Paraná conta com 3 canais de TV aberta com programação 24 horas por dia. As videoaulas também são transmitidas pelo canal Aula Paraná no Youtube e pelo aplicativo Aula Paraná, disponível para celulares Android e iOS. Os estudantes da rede ainda têm acesso às salas virtuais do Google Classroom, onde podem responder as atividades, ter acesso aos conteúdos usados em aula e materiais extras, além da interação em tempo real com seus professores pelo mural ou pelo Google Meet (videochamada). Para os estudantes que não possuem acesso aos meios digitais, o estado também disponibiliza materiais e atividades impressas entregues quinzenalmente nas escolas do estado.