O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, foi exonerado nesta sexta-feira (9) pelo governador Beto Richa. O pedido de exoneração partiu do próprio secretário, também ex-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR).

A saída de Alípio acontece um dia após a Operação Sinapse da Polícia Federal prender 18 pessoas acusadas de envolvimento em esquema que teria desviado pelo menos R$ 6,6 milhões pelo setor de ensino à distância do IFPR. Leal foi reitor da instituição entre 2009 e 2011.

As investigações começaram em março de 2012 e apontam que a quadrilha desviava dinheiro proveniente principalmente do Ministério da Educação desde 2009. A quadrilha atuava por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs. Projetos para cursos à distância do Instituto eram superfaturados e serviços previstos em contrato não eram prestados. Ainda nesse período, a quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o IFPR de forma fraudulenta.

Segundo nota divulgada pelo governo do Estado, o substituto de Alípio Leal será indicado nos próximos dias.