O Exército fará, de segunda (29/07) a sexta-feira (2/07), a Operação Pinheiral, para avaliação de estruturas estratégicas para a Copa do Mundo 2014. O banco de dados será atualizado quanto instalações, vias de acesso e instituições. A operação contará com a participação de militares de Curitiba, Ponta Grossa e Lapa. 

Reunião na quarta-feira (24), na sede do Quartel General da 5.ª Região Militar, no bairro do Pinheirinho, em Curitiba, definiu os pontos principais da operação. O encontro foi coordenado pelo general de Artilharia Fernando Marques de Freitas, comandante da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão de Exército, e contou com a presença do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha. 

Mais de 3 mil militares vão atuar na sede de Curitiba durante o mundial de 2014. Nosso planejamento é preventivo, assegurando normalidade e tranquilidade para a segurança, dentro de um planejamento integrado com instituições e agências locais, informou o general Freitas. 

Mario Celso explicou que todas as estruturas terrestres prioritárias serão avaliadas pelo Exército Brasileiro, incluindo os Centros de Operação, além das rotas entre aeroporto e centro da cidade, setor hoteleiro, fan fest, centros de treinamento e estádios. 

Sob o comando do general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, comandante da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, com sede em Ponta Grossa, na terça-feira (30), por volta das 10 horas, a visita será nas obras do estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense e no entorno da Arena. No período da tarde, às 14h30, a comitiva irá ao Centro Operacional da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica. 

Na quarta-feira (31), a equipe estará no ICI – Instituto Curitiba de Informática, e pela tarde no CCO – Centro de Controle Operacional da Sanepar. Na quinta-feira (1.º), a visita técnica será no Centro de Controle Operacional da Urbs e no Aeroporto Internacional Afonso Pena. 

Outra equipe do Exército Brasileiro visitará paralelamente outros setores, como Estádio Couto Pereira, Estádio Durival de Brito e Silva, Subestações de Energia Elétrica e rede hoteleira, informou o coronel Rômulo Marinho, do Exército. 

Após a reunião o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, a convite do general Fernando Freitas, assinou o Livro de Honra do Comando da Artilharia do Exército Brasileiro.