O Instituto Cervantes de Curitiba recebe, a partir da próxima quarta-feira, dia 14, uma exposição que vai reunir diversas artes – pintura, literatura, fotografia e dança. O curador Carlos Zemek escolheu cuidadosamente obras de artistas que têm em comum o poder de inspirar novas gerações. Por isso, o nome escolhido para a exposição é Don Quijote de la Mancha. A criação do genial escritor espanhol Miguel de Cervantes é um dos mais famosos personagens da história da literatura mundial por causa do seu idealismo e de seus sonhos, conta Zemek. 

De acordo com a coordenadora do Instituto Cervantes de Curitiba, Ellar Moreira, atividades culturais como esta fazem parte da programação cultural do órgão: O Instituto Cervantes foi criado para difundir a cultura da Espanha e dos países hispano-americanos e, como o Dom Quixote é a principal personagem do autor que dá o nome ao Instituto, queremos que as pessoas em Curitiba conheçam e aprendam mais sobre esse ícone da literatura espanhola. E esta exposição será perfeita para isso.

O vernissage está marcado para o dia 14, a partir das 19 horas. Durante a abertura da amostra, o ator de teatro e televisão Gerson Delliano fará a leitura dos poemas. Ele atuou na minissérie ‘Guerra do Contestado’ e em vários episódios do Casos e Causos, da RPCTV. Também confirmou presença o pintor Rogério Dias, que criou painéis para a promoção arte na rua, do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, criou o painel 300 Gralhas, em homenagem ao aniversário de 300 anos da cidade de Curitiba e realizou o projeto Painel Rio Iguaçu, em azulejos de 50 metros. A entrada é franca.

Artes plásticas
Artistas renomados e premiados terão seus trabalhos expostos no Instituto Cervantes de Curitiba. O artista J. Bonatto participou de várias amostras em todos os continentes, mais especificamente no Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Gana, África do Sul, Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Recebeu Medalha de Ouro na categoria Pintura no 3º Salão de Artes Plásticas da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. Neiva Passuelo recebeu o Trofeo Luigi Valenti, no segmento Artistas Estrangeiros, na Itália, e várias menções honrosas nos Estados Unidos, Portugal e Argentina. Ainda vão participar da exposição os artistas plásticos Alexandre Bozza, Celia Dunker, Ivaní Silva, Mercedes Brandão, Sandoval Tibúrcio, Valéria Sípoli e Vanice Ferreira.

Literatura
Serão expostos poemas com arte digital de: Ally Simões, Eduardo Bettega, Eliziane Nicolao, Elizabeth Inêz Espinosa, Isabel Furini, José Feldman, Lindsay Colle, María Manetti e Willians Mendonça. Entre os destaques, Isabel Furini tem 20 livros editados, entre eles Os corvos de Van Gogh e ,,, e outros silêncios, poemas premiados em São José dos Pinhais, Itapema e Missões de Poesia Internacional, além de nove menções honrosas e o 2º lugar no concurso da Revista Katarsis, da Espanha; e José Feldman, poeta, gestor cultural, cônsul Municipal dos Poetas do Mundo e membro da Ordem Nacional dos Escritores e da Academia de Letras do Brasil.

Fotografias
O fotógrafo e cineasta Neni Glock vai expor seu trabalho, que rodou o mundo, em exposições individuais e coletivas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e também na Argentina e Inglaterra. Quando morou em Portugal, entre 1990 e 2012, lançou os livros Tejo e Os Eléctricos de Lisboa. Produziu programas para a televisão e teve documentários premiados em mostras internacionais de cinema, entre elas a da Bahia e a do Rio de Janeiro.

Dança flamenca
A dança flamenca será apresentada pelas professoras do Instituto Flamenco Brasileiro de Arte de Cultura de Curitiba. A coordenadora do Instituto Flamenco, Maria Isabel Camargo, diz que essa dança tem mais um caráter emotivo do que racional. A pessoa precisa sentir o flamenco, o seu pulsar, para que o movimento ganhe um sentido. Um dos gestos característicos são os pés bem aterrados ao solo e os braços para cima possibilitando uma sensação de liberdade. É como poder sentir o tempo presente da terra e a beleza de alcançar as estrelas.

Serviço:

Local: Instituto Cervantes de Curitiba.

Endereço: R. Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV, Curitiba

Data e horário: De 14 de agosto a 20 de setembro de 2013, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 8h às 12h.

Preço: Entrada Franca