Reprodução/Facebook – Anitta.

Um estudo chamado Cultura nas Capitais, feito pela JLeiva em parceria com a Datafolha, realizou um levantamento sobre os hábitos culturais dos brasileiros. 12 cidades brasileiras foram entrevistadas, entre elas Curitiba, e, em matéria musical, deu o óbvio: o sertanejo continua firme e forte no topo da preferência popular.

Os outros gêneros mais citados foram a MPB, o rock, gospel, pagode e pop. O funk, que muitos creditam, ao lado do sertanejo, como o estilo musical mais popular, não apareceu entre os primeiros lugares.

Mas isso não significa que o estilo está morto. Inclusive, é considerado como forte candidato a dominar o cenário musical no futuro, devido à forte aceitação entre os jovens.

Baseado nisso, resolvemos aproveitar a sexta da melhor forma: requebrando até o chão. Portanto, deixe o preconceito de lado, solte o play e se divirta ao som dos funks mais representativos da nossa cultura!

Quero Te Encontrar – Claudinho & Buchecha

Os grandes responsáveis por tirar o funk do gueto e inserí-lo no imaginário nacional. E não adianta resmungar: você já cantarolou esse hit em algum momento da sua vida.

Rio 40 Graus – Fernanda Abreu

Fernandinha foi a primeira a fazer a ponte entre o pop brasileiro urbano e o gueto. Misturou funk, rap, hip hop e samba e criou esse clássico, que traduz não só as particularidades do Rio, mas de todo o Brasil.

Rap da Felicidade – Cidinho & Doca, com DJ Marlboro

"Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar, e ter a consciência de que o pobre tem o seu lugar". Se você nunca cantou esse refrão, você não foi feliz (trocadilho proposital mesmo).

Rap das Armas – MC Júnior e MC Leonardo, com Bateria da Rocinha

Marco dos anos 90, voltou à cena ao ser utilizada na trilha do primeiro Tropa de Elite, de 2007. O megahit dos anos 80 Your Love, da banda The Outfield, foi usada como base para a música.

Mel da Sua Boca – Copacabana Beat

Tem quem ache que o funk melody despontou para o sucesso através de Anitta, mas nos idos de 1994 esse trio já fazia sucesso com esse grande hit.

Me Leva – Latino

Funk freestyle que dominou as paradas, na metade dos anos 90, e transformou Latino em ídolo nacional. O bigodinho safado e os passinhos são inesquecíveis até hoje.

Cerol na Mão – Bonde do Tigrão

Depois de um período fora da mídia, o funk voltou às paradas no início dos anos 2000, através do Bonde do Tigrão. Descobertos pela Furacão 2000 (responsável por revitalizar o gênero), emplacaram outros sucessos como Tchutchuca e O Baile Todo.

Baba – Kelly Key

Inspirada no cenário internacional do início dos anos 2000, quando Britney Spears e Christina Aguilera disputavam o trono de princesas do pop, Kelly Key surgiu em 2002, emulando, de uma maneira mais popularesca, o legado de Fernanda Abreu nos anos 90. Querendo ou não, é um grande hit.

Eguinha Pocotó – MC Serginho & Lacraia

Uma das coreografias mais difíceis da história. Ponto.

Boladona – Tati Quebra Barraco

Em 2005, o funk já aparecia de maneira forte nas paradas. Mas a inserção do tema na então novela das 8, América, de Glória Perez, levou o gênero a uma popularidade poucas vezes vista. Enquanto a personagem de Mariana Ximenes se jogava nos bailes na trama, Tati Quebra Barraco se tornava o principal expoente feminino do gênero, até a chegada de uma certa garota, anos depois…

Se Ela Dança, Eu Danço – MC Leozinho

Dando continuidade ao legado de Latino, MC Leozinho emplacou esse grande hit, no verão de 2005/2006.

Tremendo Vacilão – Perlla

Outro grande hit da metade dos anos 2000. Mas depois disso, Perlla sumiu feito rastilho de pólvora.

Dança do Créu – MC Créu

Outra cria do Furacão 2000, e hit responsável por criar as "mulheres-fruta". Ok, isso não é algo positivo, mas agora Inês é morta…

Agora Sou Solteira – Gaiola das Popozudas

Para alguns (as), foi o neofeminismo surgindo no funk. Para outros (as), apenas revelou aquela que levaria o título de rainha do gênero, Valesca Popozuda. 

Show das Poderosas – Anitta

Acharam que ela não apareceria? Impossível: o momento da consagração do funk como elemento pop brasileiro se deu aqui, queiram ou não.