Franklin de Freitas – Chuva em Curitiba

Na virada deste sábado (16) para domingo (17), à meia-noite, termina o horário de verão no Paraná e outros nove estados brasileiros, bem como no Distrito Federal. Em Curitiba, a virada do horário de verão virá acompanhada de muita chuva, segundo previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Para este sábado (16), o Simepar projeta que a chance de chover na capital paranaense é de 100%. As temperaturas devem oscilar entre 16ºC (mínima) e 24ºC (máxima).

Neste domingo (17), só muda o horário. A chuva não dará trégua; há 100% de chance de chover, segundo o Simepar. As temperaturas variam entre 17ºC (mínima) e 20ºC (máxima).

No término do horário de verão, os relógios devem ser atrasados em uma hora, voltando para 23 horas, ou seja, o sábado vai durar 25 horas.

O horário de verão começou em 4 de novembro de 2018. No ano passado, o Ministério da Educação pediu para adiar em duas semanas o início, para 18 de novembro. O governo acatou ao pedido, mas depois recuou e manteve a data de 4 de novembro.

Segundo pesquisa do Datafolha de setembro de 2017, 56% dos brasileiros que moram no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão é adotado, consideram a medida positiva. Para 38% o horário de verão é ruim e, para 5%, a questão é indiferente.