Reprodução / Grupo Marista

Celebrado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado é uma ocasião para reconhecer o trabalho de quem dedica seu tempo e talento a outros que precisam. Durante uma semana, a partir do dia 26 de agosto, o Hospital Universitário Cajuru e o Hospital Marcelino Champagnat terão uma programação especial para homenagear seus voluntários, culminando com o “Jantar do Voluntariado”, dia 28.

O que você faz bem, pode fazer bem a alguém. Com base nesse princípio, para o voluntariado, cada necessidade existente é uma oportunidade de ação voluntária. Ao mobilizar energias, recursos, tempo e habilidades em prol de interesses coletivos e bem-estar social, a iniciativa combate a indiferença e fortalece a solidariedade e a cidadania.

O voluntariado é uma atividade espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. Cada voluntário doa o que tem de melhor e recebe de volta a oportunidade de vivenciar experiências únicas, aprender coisas novas e experimentar a satisfação de ser útil.

No Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Marcelino Champagnat o trabalho dos voluntários é tradição: “Já são 13 anos em que a gente trabalha com uma equipe maravilhosa de voluntários, que começou pequena e hoje tem 251 pessoas”, comenta Nilza Brenny, Coordenadora do Voluntariado nos dois hospitais do Grupo Marista.

Os voluntários apoiam não só os pacientes, mas também familiares e  funcionários dos hospitais. “Ajudamos as equipes de colaboradores a humanizar o atendimento aos pacientes, além de trazer um pouco de alegria e amenizar o estresse, aliviando aqueles dias de cansaço”, diz Nilza.

Os voluntários coordenados por Nilza se dedicam a iniciativas como o Acompanhamento Solidário, conduzindo pacientes para a realização de exames dentro dos hospitais, a Contação de Histórias – leitura de livros aos pacientes internados, o Momento Musical, realizando apresentações nos corredores dos hospitais e Doutores da Beleza, oferecendo cuidados que proporcionam o aumento da autoestima dos pacientes. Além dos Vigilantes da Alegria, em que voluntários fantasiados animam pacientes e colaboradores e Cuidando de Quem Cuida, que oferece assistência aos colaboradores dos Hospitais através da terapia de Reiki.

Como se tornar um voluntário?

Quem quer atuar como voluntário no Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat deve, inicialmente, assistir uma palestra, aberta e gratuita, realizada pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba. A palestra pode ser agendada pelo telefone (41) 3322-8076.

Depois disso é necessário agendar entrevista no Núcleo de Voluntariado dos Hospitais do Grupo Marista, pelos telefones (41) 3271-2990 ou 3271-2719. A próxima etapa é participar do Programa Acolher, oportunidade em que conhecerá os hospitais, normas internas, rotinas e procedimentos de trabalho e detalhes sobre a ação dos voluntários. Cada voluntário indica o dia e o período em que ficará disponível, tendo como regra o tempo máximo de 15 horas de atuação por semana.

Jantar do Voluntariado Hospital Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat

O evento acontece no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Restaurante Dom Antônio – Avenida Manoel Ribas, 6121, Santa Felicidade, em Curitiba (PR).

Os ingressos já estão à venda e custam R$ 60,00 até o dia 27/08; e R$ 70,00 no dia do evento.

Para prestigiar essa noite especial e adquirir seu ingresso entre em contato com o Núcleo de Voluntariado dos Hospitais do Grupo Marista, pelos telefones (41) 3271-2990, 3271- 2719 ou 99901-1327.