SMCS

Nesta terça-feira (28/8) é o Dia Nacional do Voluntário e a comerciante Maria de Lourdes Vicentini Pereira, 58 anos, vai celebrar a data acompanhando pacientes internados no Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), no Pinheirinho.

Maria de Lourdes adotou esta rotina em abril, quando se tornou um dos 52 integrantes do Grupo de Voluntários do Hiza, que comemora em agosto o primeiro ano de atividades.

A comerciante decidiu ser voluntária após a morte da mãe, há um ano, de quem vinha cuidando em tempo integral. “Aqui consigo fazer por eles o que eu já fazia pela minha mãe. Eu os vejo como se fossem minha mãe ou meu pai”, descreve Maria de Lourdes.

Também foi uma experiência pessoal que levou a aposentada Ester Kusma, 62 anos, escolher os pacientes do Hiza e seus familiares para dedicar parte do seu tempo. Em 2003, ela "nasceu de novo”, após superar uma falência múltipla de órgãos. “De lá pra cá, as cores da vida estão diferentes. Se eu puder fazer algo para que a vida dos outros melhore, tenho de fazer. Pode ser simplesmente conversar, animar, dar esperança”, conta.

Entre os pacientes com quem ela conversa está Antônio Pires Domingues, 63 anos, internado desde 5 de agosto por causa de um acidente vascular cerebral. “Fica mais fácil passar os dias aqui com a companhia deles. Eles conversam, transmitem um amor, um carinho muito grande”, diz Valmira de Souza Domingues, 51 anos, mulher de Antônio.

Os voluntários atuam por quatro horas semanais, de segunda a sexta-feira, em funções como a de acolhedor, visita solidária, capelania e acompanhante de pacientes. “O trabalho voluntário contribui com o processo de humanização hospitalar porque amplia o contato cordial e acolhedor aos pacientes e acompanhantes”, explica a coordenadora de Voluntariado, Valéria Azevedo.

Os voluntários recebem orientações para atuar no ambiente hospitalar. “Fomos bem acolhidos por toda a equipe do hospital, que trabalha com amor”, lembra Ester.

Histórico

O Grupo de Voluntariado foi lançado em março de 2017, no aniversário de cinco anos do Hospital do Idoso, que é 100% financiado pela Prefeitura de Curitiba. Na época, foram abertas 15 vagas para voluntários.

Houve grande procura de interessados e foram necessários dois meses para analisar as 470 inscrições feitas via internet e selecionar os primeiros 40 voluntários.

Em fevereiro deste ano, uma segunda turma, com 44 voluntárias, foi integrada, renovando o grupo. Há previsão de que uma nova seleção seja lançada ainda neste ano.