Antônio César Victorio, de 54 anos, está internado há 69 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Na última sexta-feira (4), o paciente teve a perna esquerda amputada. Contudo, a perna que deveria ter sido removida era a direita.

 

O erro foi constatado pela filha de Victorio, que é diabético e tem deficiência renal crônica. Para reparar o erro, os médicos tiveram de amputar também a perna direita do paciente. A família ficou revoltada.

 

Sou técnica de enfermagem e já ouvi muito falarem nesses casos. Nunca imaginei que fosse acontecer comigo. Eu não sabia o que fazer, fiquei sem chão, afirma Quézia Pereira Victorio, filha do lanterneiro.

 

Sob efeito da anestesia, Antônio ainda não sabe que perdeu as duas pernas. Sem outras opções por conta da limitação financeira, ele deve continuar no Pedro Ernesto. A família, contudo, pretende entrar na Justiça por conta do erro médico.

 

O Hospital, por sua vez, alega que o paciente apresentava infecção em ambos os membros inferiores, mais proeminente à esquerda, e também garantiu que irá apurar o caso.

Saiba mais