Arquivo Bem Paraná

As terça-feira, 10, amanheceu gelada em toda a região Sul do País. No Paraná, as temperaturas mais baixas foram registradas na Região de Curitiba, com apenas 1º C na Lapa e 4,5º em Curitiba, durante a madrugada desta terça-feira, 10. A chuva que ensaiou sua chegada na noite desta segunda, 9, cedeu espaço para o frio de menos de 5º em praticamente todo o Estado, segundo as informações do Instituto Simepar.  

Apesar do sol, o dia não deve esquentar muito. A máxima deve ficar em 12ºC em Curitiba. Os termometros não devem apresentar muita variação até esta sexta-feira, com a menor mínima prevista para sexta, quanto os termometros devem marcar apenas 3º. A máxima não passa dos 15º, também na sexta-feira, 13.

Nas regiões mais baixas do estado localizadas na área Sul e Central do Paraná foram registradas geadas fracas no Paraná. O fenômeno foi registrado em alguns pontos mais baixos de Cascavel, no Oeste, Pato Branco no Sudoeste do Estado, Laranjeiras do Sul na região Central, e ainda o Sul , na divisa com Santa Catarina e parte dos Campos Gerais. Guarapuava. 

Por conta das baixas temperaturas registradas já na tarde desta segunda-feira, 10, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforçou as atividades de orientação à população para garantir mais segurança e bem-estar. “O uso de aquecedores deve ser monitorado e utilizado com muito cuidado. É imprescindível que o ar continue circulando mesmo com o aquecedor ligado, a partir de uma fresta de janela ou porta”, exemplifica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro. 

Segundo ele, uma causa comum de acidentes, que pode levar a pessoa a óbito por monóxido de carbono, é a queima de carvão vegetal para aquecer pequenos ambientes. “A queima de álcool ou outro combustível, frequentemente utilizado durante o inverno para aquecer ambientes residenciais como dormitórios e banheiros, produz a queima do oxigênio, podendo levar a pessoa à asfixia”, explica Ribeiro. Além disso, essa prática pode causar incêndios. Ingerir bastante líquido, de preferência quente, e usar creme hidratante para evitar queimaduras pelo frio são outras dicas da Defesa Civil no período de inverno.  Se necessário, a população pode pedir apoio pelos telefones 199 (Defesa Civil), 156 (Central de atendimento ao cidadão) ou 153 (Guarda Municipal).