Tratamento

Minoxidil: Conheça os benefícios e veja como evitar a queda de cabelos

(Foto: Reprodução)

Você já ouviu falar do Minoxidil?

A queda de cabelos e a calvície é um problema comum entre os homens, mas que em menor proporção também afeta as mulheres.

Em ambos os casos, causa transtornos e afeta a autoestima, principalmente do público feminino.

E o Minoxidil, conhecido desde a década de 1970, é um dos medicamentos mais utilizados para tratar a queda de cabelos e a calvície.

Com ajuda da especialista Manuela Jobst, separamos algumas dicas para ajudar você a cuidar melhor do seu cabelo e do couro cabeludo. Tudo para evitar a queda, mantendo a beleza e força dos fios.

O que é o Minoxidil?
O Minoxidil é um dos medicamentos tradicionais mais usado para tratar a calvície e evitar a queda de cabelos.

Foi descoberto por acaso, na década de 1970, a partir de um medicamento desenvolvido para tratar a pressão alta.

Uma de suas principais vantagens é que pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres, mantendo a mesma eficácia.

É um medicamento de uso tópico, ou seja, um tipo de medicação aplicada diretamente no local do corpo a ser tratado. Portanto, no caso do Minoxidil, é aplicado no próprio couro cabeludo.

Saiba como funciona o Minoxidil
O Minoxidil 5% é aplicado diretamente na região afetada pela queda de cabelos, em forma de solução capilar, sendo absorvido através da pele.

E com isso, promove uma maior circulação sanguínea no couro cabeludo, levando mais oxigênio e nutrientes as células capilares.

Dessa forma, o medicamento age estimulando o crescimento do cabelo pela raiz e reduzindo, ou até mesmo cessando, a perda de cabelo.

Quais os benefícios do Minoxidil?
O Minoxidil é fácil de aplicar, pois o medicamento vem em spray e basta borrifar a dose adequada do produto no couro cabeludo, conforme as instruções do médico ou farmacêutico.

E os seus benefícios incluem:

- Combate a calvície diminuindo a queda de cabelo;
- Prolonga a fase anágena (fase do crescimento capilar);
- Aumenta a espessura dos fios;
- Proporciona maior oxigenação na raiz;
- Melhora a circulação de nutrientes;
- Estimula o crescimento saudável e vistoso dos fios.
- É importante usar o Minoxidil na dose recomendada, pois doses muito elevadas podem causar efeitos desagradáveis, como coceira e escamação.

Portanto, não esqueça de consultar o seu dermatologista antes de iniciar o uso.

E como evitar a queda de cabelo?
Além de usar o Minoxidil, existem alguns cuidados e estratégias que você pode adotar no seu dia a dia, tanto para evitar a queda de cabelos, quanto para fazer seu cabelo voltar a crescer mais rápido e saudável.

A primeira delas é cuidar da sua alimentação, como:

1. Mantenha uma dieta equilibrada: certifique-se de incluir na sua dieta nutrientes como as proteínas, as vitaminas e os minerais. Portanto, invista em uma alimentação saudável, rica em vegetais, carnes magras, peixes, leite, cereais e frutas;
2. Coma alimentos ricos em vitaminas D, e do complexo B: as vitamina são essenciais para deixar o cabelo mais forte, agindo principalmente no fortalecimento dos fios e prevenindo a queda;
3. Invista em alimentos ricos em biotina: a biotina é uma vitamina que previne a queda de cabelos e pode ser encontrada principalmente em salmões, sardinha, carne de porco, cogumelos, couve-flor, bananas e framboesas.
Além disso, é importante evitar lavar o cabelo na água quente. Pois, a água quente abre a cotícula da fibra capilar, deixando os fios mais frágeis e quebradiços.

Contudo, não precisa lavar o cabelo na água fria. Uma boa escolha é a água morna.

Outra dica importante é massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, incluindo quando for usar o Minoxidil, pois, isso estimula o crescimento capilar.

Além disso, é muito importante que penteie o cabelo todos os dias, e dar preferencia para desembaraçar os fios na hora do banho, pois isso evita que quebre mais os cabelos.

Como Usar Minoxidil?
Para melhores resultados, o produto deve ser usado duas vezes ao dia, após lavar bem as mãos. Após a aplicação, recomenda-se massagear levemente as áreas, com o intuito de aumentar sua ação vasodilatadora.

Recomenda-se sua utilização logo antes de se deitar, assim como pela manhã.

O tratamento deve ser contínuo para o crescimento dos fios e ele também pode ser utilizado por mulheres.

Existem efeitos colaterais?
Com orientação médica e aplicação do produto de forma correta, não há grandes efeitos colaterais caso o indivíduo não seja alérgico a composição minoxidil.

Vale a pena ressaltar que é um produto que também pode ser utilizado na barba, com a mesma composição utilizada no cabelo.

Sua fórmula é tão segura que pode ser utilizada mesmo sem apresentação da receita e o efeito aparece em poucos dias.

Onde comprar Minoxidil?
Minoxidil pode ser adquirido em sites específicos e farmácias de manipulação como a Bio High, farmácia em grande crescimento no Brasil, confiável e com preço acessível.

Para fazer sua compra do Minoxidil da Bio High, basta acessar essa página e adicionar o produto ao carrinho.

Eles ainda trazem detalhes sobre melhores formas de uso, benefícios e muito mais.

Concluindo
Agora você não precisa mais sofrer com a queda de cabelos ou com procedimentos super caros para evitar a calvície, cuide bem dos seus cabelos e evite a queda com o Minoxidil, um procedimento simples e com preço acessível.

E não se esqueça de cuidar da sua alimentação e seguir boas práticas de cuidados capilares para maximizar os resultados.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência!