Divulgação

Na noite desta terça-feira (29/5), os moradores do bairro Fanny participaram de reunião do Fala Curitiba e apontaram obras e serviços que consideram prioritários na região e que poderão compor o orçamento municipal de 2019.

Reunidos no salão paroquial da Capela São Miguel Arcanjo, eles detalharam os temas eleitos nas fases anteriores do programa: aumento do efetivo da Guarda Municipal e maior presença pessoal e de viaturas no bairro para coibir assaltos; combate ao vandalismo e roubo de lâmpadas e postes públicos; melhoria da iluminação do ponto final do ônibus Vila Guilhermina; sinalização de ciclovias na Linha Verde, próximo ao viaduto da Marechal Floriano; estudo de binário para a Rua Major Vicente de Castro; e revitalização de todas as ruas com escolas e unidades de saúde.

O administrador regional do Pinheirinho, João Luiz Cordeiro, apresentou o andamento das obras escolhidas na edição do Fala Curitiba do ano passado. Ele também ressaltou o esforço feito pela Prefeitura para manter os serviços públicos em um momento crítico de desabastecimento de combustível e bloqueios de rodovias causados pela greve dos caminhoneiros. “O prefeito Rafael Greca mobilizou toda a administração e garantiu o funcionamento dos serviços para toda a população. Não faltaram ônibus, aulas, alimentos, guardas e todos os serviços essenciais da cidade.”

Saúde

Mesmo não tendo sido apontado como prioridade no encontro anterior na Regional Pinheirinho, o tema da saúde foi abordado desta vez, com a apresentação do programa Escute seu Coração e das funcionalidades do aplicativo Saúde Já, criado par zerar filas para marcação de consultas.

O morador Sérgio de Oliveira Rocha Júnior, usuário da linha Vila Guilhermina, defendeu melhor estrutura para o trajeto do ônibus. “É preciso melhor o asfalto da Avenida Santa Bernadete, o ônibus balança muito", apontou. "Também vim pedir melhoria no ponto final do Guilhermina, é uma praça com pouca iluminação à noite”, comentou Sérgio.

Pinheirinho

O Fanny pertence a regional Pinheirinho, que na edição de 2017 do Fala Curitiba elegeu, por voto popular, as seguintes demandas que já estão em execução: contratação de guardas municipais para reforço da segurança nas escolas (74 votos); aumentos das rondas nas escolas municipais (62); mais profissionais para as unidades de saúde (93); intensificação das rondas da Guarda Municipal nos bairros Fanny, Novo Mundo e Lindóia (55), que estão em execução com prazo até o fim de 2018; e realização de novos concursos públicos para a área de esportes (56), que está em análise.

O evento desta terça-feira teve a presença dos vereadores Oscalino do Povo e Beto Moraes, do deputado estadual Mauro Moraes e do padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, Jair Ari Scariot.

PRÓXIMOS ENCONTROS

As reuniões públicas do Fala Curitiba retornam após o feriado de Corpus Christi.

Segunda-feira (4/6)

Pilarzinho – Igreja São Marcos (Rua Roberto Gava , 310)

Terça-feira (5/6)

Centro Cívico e Bom Retiro – Clube dos Subtenentes e Sargentos (Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico)

Xaxim – Escola Municipal Francisco Derosso (Rua Francisco Derosso, 905)

Pinheirinho – CTG Vinte de Setembro (Linha Verde, BR-116, Rodovia 476, KM -107, 19.439)

Quarta-feira (6/6)

São Braz, Santo Inácio e Orleans – Sociedade São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1.869, São Braz)

Abranches – Paróquia Sant'Ana de Abranches (Rua Vitório João Brunor, 688)