Divulgação/ Setran

Aquele barulho alto e incômodo provocado por algumas motos é resultado de adulteração no escapamento do veículo, o que configura infração de trânsito. A irregularidade é um dos itens observados nas operações de fiscalização, como a que foi feita nesta sexta-feira (8/2) por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e da Guarda Municipal, no bairro Boa Vista.

Duas motos foram retidas pelas equipes. “Se a infração for flagrada, a moto fica retido até que o dono corrija o problema. Isso pode ser feito no próprio pátio para onde o veículo é levado. Se a correção não for feita, a moto só é liberada se houver outro veículo para transportá-la”, explica o diretor de Fiscalização da Setran, Wagnelson de Oliveira.

A adulteração no escapamento do veículo está caracterizada no artigo 230 (inciso XI) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.” A prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 195,23.

A blitz desta sexta resultou ainda na remoção de outras 22 motos e de sete automóveis, totalizando 31 remoções por irregularidades diversas. Foram emitidos 47 autos de infração, entre as 137 abordagens realizadas.