“Hoje avançamos além da cadeia produtiva do lixo reciclável para criar uma cadeia produtiva do lixo orgânico, é um marco para a Região Metropolitana de Curitiba.” Foi assim que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, abriu a 41ª Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), na tarde de terça-feira (21/8), na sede da Prefeitura de Curitiba.

O encontro, que reuniu a maioria dos prefeitos das 23 cidades que compõem o Conresol, teve como objetivo a apresentação do novo sistema de transporte, transbordo e tratamento dos resíduos sólidos gerados pelos municípios. Uma das metas é atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos de reduzir o uso de aterros sanitários.

Hoje esses resíduos são levados para o aterro de Fazenda Rio Grande. Com a aplicação do novo sistema, em 10 anos, a meta é reduzir em 90% o uso do aterro.

A solenidade também contou com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Conresol, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e as empresas Votorantim Cimentos, Supremo Cimentos e a Companhia de Cimento Itambé, para avançar no uso e na pesquisa sobre o Combustível Derivado de Resíduos (CDR) – utilizado nos fornos para produção do cimento.

Economia e sustentabilidade

A proposta do novo sistema de transporte, transbordo e tratamento foi apresentada pela secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, e aprovada por aclamação pelos prefeitos ou seus representantes.

Entre as mudanças do novo sistema, estão a proposta de criação de estações de transbordo próximas dos maiores centros geradores de resíduos, diminuindo as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta.

Além da triagem mecanizada do que é levado pela coleta domiciliar, a fim de dar aproveitamento para materiais que seriam recicláveis e que podem gerar CDR. A parcela orgânica ainda passaria por processos de compostagem e biodigestão para que apenas o rejeito vá para o aterro. “Não podemos continuar enterrando recursos e gerando passivos ambientais”, resumiu Marilza.

Cronograma da licitação

Com a aprovação dos prefeitos, o modelo segue para consolidação do edital, com as reuniões técnicas com os representantes dos municípios até a segunda quinzena de setembro. Após as audiências públicas e o prazo de consulta pública do edital, ele estará apto para publicação. A previsão da secretária Marilza Dias é que isso aconteça na metade de outubro.

CDR

O protocolo de intenções para avançar no uso e pesquisa sobre o CDR foi assinado pelo prefeito Rafael Greca como presidente do Conresol; pelo diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Paulino Heitor Mexia; e pelos representantes da Votorantim, Bruno Marin e Eduardo Porciuncula; e da Cimentos Itambé, Ricardo Corrêa Israel e Francisco Eduardo Silveira Noviski.

Para o gerente-geral de Alternative Fuels and Raw Materials, da Votorantim Cimentos, Eduardo Porciuncula, o protocolo gera benefícios para toda a cadeia produtiva. “Contribuir no desenvolvimento de um projeto que busca uma solução para um tema de extrema importância para Curitiba e Região Metropolitana está alinhado com o valores e estratégias de sustentabilidade do grupo”, disse.

O diretor administrativo e financeiro da Cimentos Itambé, Ricardo Corrêa Israel, também destaca a importância da participação da empresa no processo. “É nosso foco principal e temos todo o interesse de estar em um processo que dá destinação correta ao resíduo e ajuda o meio ambiente”, avaliou.

Conresol

O consórcio é formado por 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de nove mil quilômetros quadrados, com três mil habitantes.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; e o secretário de Agricultura e Abastecimento Luiz Gusi.