Eleições 2018

No primeiro dia na TV, Ratinho critica ‘velha política’; Cida não vai ao ar, Arruda e Rosinha partem para o ataque; assista

Cida lembrou que criou a divis\u00e3o de combate \u00e0 corrup\u00e7\u00e3o e n\u00e3o citou o antecessor, Beto Richa.
Cida lembrou que criou a divis\u00e3o de combate \u00e0 corrup\u00e7\u00e3o e n\u00e3o citou o antecessor, Beto Richa. (Foto: reprodução/facebook)

No primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita, os candidatos ao governo do Estado procuraram se apresentar ao eleitor e esboçaram as estratégias que devem adotar na campanha. Ratinho Júnior (PSD) criticou o “modelo político antigo e falido”, e defendeu “romper com a velha política, acabando com mordomias e privilégios”. Ao mesmo tempo, destacou ter sido o responsável por entregar “o maior número de obras” como secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, sem citar o governo Beto Richa (PSDB), do qual fez parte.

O programa de Cida não foi ao ar na TV. A assessoria informou que o motivo foi "por um erro técnico na claquete do material". "O posto de atendimento às emissoras de rádio e televisão (pool) localizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) não aceitou exibir o material da coligação Paraná Decide", disse a assessoria da chapa. O TRE informou que houve um problema na identificação do material e no horário da entrega. "A claquete está diferente do mapa de mídia. E eles entregaram o mapa depois das 10h, depois do horário permitido", disse o assessor Marcio Jardim. 

Mesmo assim, o programa foi publicado nas redes sociais. Cida destacou o ajuste fiscal que teria permitido o Paraná a manter as contas em dia, ao contrário de outros estados, mas também não citou diretamente seu antecessor. “Enquanto a maior parte dos estados brasileiros sofria para pagar os salários, o Paraná escrevia uma outra história graças a coragem de ter feito um ajuste fiscal com sucesso”, apontou o programa. “Na contramão do País, o Paraná cresce”.

O programa também ressaltou a criação da divisão de combate à corrupção e a comunicação às concessionárias do pedágio sobre o fim dos contratos atuais, que expiram em 2021. “O Paraná é muito grande para ficar na mão de qualquer um”, diz ela no final do programa. “não basta querer. Tem que saber cuidar, saber fazer e saber governar”.

Os dois candidatos de oposição, o deputado federal João Arruda (MDB) e o ex-deputado Dr Rosinha (PT) partiram para o ataque a Ratinho Jr e Cida Borghetti. Arruda afirmou que nos últimos anos o Paraná foi refém de “um grupo político mais preocupado com o poder do que com as pessoas”. Que oito anos depois, o Estado tem menos crianças nas escolas, apesar do aumento da população, e com 90% das famílias endividadas. “O que mais assusta é que dois candidatos saíram de dentro do palácio”, e que “quem faz parte do governo não é mudança, é continuidade”. O emedebista afirma ainda que o eleitor precisa, nessa eleição, “saber bem quem são os candidatos”, para saber quem é realmente de oposição.

Rosinha usou o humor para tentar se diferenciar. Abriu o programa exibindo um boneco como candidato em campanha. “Sempre teve grana, quer ser governador. O cara é muito legal”.

“Esse não sou eu. Enganar as pessoas na campanha dizendo que defende os pobres e depois no governo, só governa para os mais ricos, isso não é comigo. Eu cresci, trabalhei na roça em Rolândia. Não sou piá de prédio”. Contou que como médico sempre trabalhou defendendo as causas dos mais pobres, das pessoas que são “exploradas governo após governo”.

Assista abaixo os programas:

 
#ChegouaHoradeMudar

O Paraná é uma terra de oportunidades com um potencial transformador. O problema é que o modelo político antigo e falido, que governa há anos a nossa terra, atrapalha. Precisamos romper com a velha política, acabando com mordomias e privilégios. Precisamos pensar em novas soluções para velhos problemas, com disciplina, planejamento e inovação. Precisamos devolver ao trabalhador e ao empresário o direito de sonhar e realizar. Não podemos mais esperar por essa mudança. Precisamos fazê-la juntos e agora! #R55 #ChegouaHoradeMudar

Posted by Ratinho Junior on Friday, August 31, 2018

 

 
Sigo firme. Sigo forte!

Sigo firme, sigo forte porque sei cuidar e sei governar. Trabalhando juntos ninguém segura esse Estado. Esse é o primeiro programa eleitoral, que você assiste na Tv e também aqui no Facebook. Conheça minhas propostas. Vamos conversar! #Cida11 #firmeeforte

Posted by Cida Borghetti on Friday, August 31, 2018

 

 

Nosso primeiro programa de TV está no ar! E eu estou emocionado por me apresentar a todos os paranaenses e poder contar um pouco da minha história, das minhas ideais. Tire dois minutinhos para assistir ao programa, converse com a gente nas ruas e aqui, nas redes sociais. Assim, a gente vai fazer um governo diferente, o governo de todos os paranaenses.