RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Pesquisa Ibope divulgada nesta terça (23) aponta reação do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) na disputa com Wilson Witzel (PSC) pelo governo do Rio. De acordo com o instituto, Witzel tem 56% dos votos válidos, contra 44% de Paes.

No primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno, Witzel tinha 60% e Paes, 40%. A contagem exclui os votos brancos e nulos e o percentual de eleitores indecisos.

O resultado desta terça, portanto, mostra crescimento de 4 pontos percentuais do ex-prefeito, acima da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ex-juiz federal, Witzel surpreendeu na reta final do primeiro turno, após receber o apoio do senador eleito Eduardo Bolsonaro (PSL), e venceu a disputa com 41,28% dos votos, contra 19,56% de Paes, que havia liderado as pesquisas durante a campanha .

A pesquisa divulgada esta terça mostra que a rejeição de Paes é superior a de Witzel: 46% dos entrevistados responderam que não votariam no ex-prefeito do Rio de jeito nenhum, contra 48% do levantamento anterior.

Com relação a Witzel, 22% disseram que não votariam no ex-juiz, aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada na última quarta.

A sondagem do Ibope ouviu 1512 eleitores em 41 municípios, entre os dias 20 e 23 de outubro. Contratada pela TV Globo e Editora Globo a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-07484/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 95%.