This is the end, my only friend, the end (este é o fim, meu único amigo, o fim), diz a música. Após 56 anos, a história da Kombi chega ao fim. E para a despedida, a Volkswagen irá lançar uma edição especial, a Last Edition, com produção limitada a 600 unidades.

A edição terá itens exclusivos, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957, o mais antigo modelo em produção no Brasil. Os interessados que preparem o bolso: cada unidade custará R$ 85 mil, e as vendas começam já neste mês.

A Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.

No interior do veículo, um dos destaques fica no painel, onde fica uma plaqueta de alumínio escovado que identifica a série especial, com o número correspondente a uma das 600 unidades. Por exemplo: a primeira unidade levará a placa 001/600.

Dentro do porta-luvas, o comprador encontrará o manual do proprietário com uma capa especial comemorativa. A Kombi Last Edition será acompanhada, também, por um certificado especial atestando sua autenticidade.

O modelo é equipado com o motor EA111 1.4l Total Flex, que desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm. O torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm. O câmbio é manual de 4 marchas. As rodas são de 14 polegadas, com pneus 185 R14C.