Cesar Brustolin/SMCS – Campanha termina na sexta

O Paraná praticamente atingiu a meta de vacinação da poliomielite e do sarampo. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde ontem mostravam que no Estado a cobertura para a pólio atingiu 94,99% do público-alvo e a do sarampo 94,36%. A meta da campanha é imunizar 95% das crianças de um a menores que 5 anos. A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar independente da situação vacinal.
Até ontem, 552.183 crianças foram vacinadas contra a pólio e 548.540 contra o sarampo. A estimativa é que 581.300 crianças esatriam aptas a serem vacinadas no Estado. Ainda faltam cerca de 30 mil crianças para serem vacinadas em todo o Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
A maior parte das crianças ainda não vacinada reside nos municípios da 2ª Regional de Saúde, que abrange a capital e os 28 municípios da Região Metropolitana. Os municípios do Litoral também estão com baixa cobertura vacina até a segunda-feira. O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressalta que os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar vacina precisam buscar os postos de vacinação até a próxima sexta-feira, data de encerramento da campanha nacional.
Ele lembra que não vacinar é deixar as crianças desprotegidas contra o sarampo e a pólio. “Os vírus que causam a pólio e o sarampo, doenças graves e que matam, estão circulando e podem voltar a fazer vítimas no Paraná a qualquer momento”, diz o secretário.