Divulgação – Instituto Criatividade & Superdotação: auxílio para jovens com superdotação e dupla excepcionalidade em Curitiba

O Paraná é o estado com o maior número de jovens com altas habilidades/superdotação (AH/SD) matriculados na educação básica, revelam dados do Censo Escolar, divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme o estudo, o Brasil possuía em 2021 um total de 23.758 jovens superdotados na Educação Básica (que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), sendo que 3.884 desses estudantes (16,4% do total) estavam matriculados em escolas públicas ou particulares do Paraná. A maior parte desses jovens (98,9% no caso brasileiro e 99,8% no caso paranaense), contudo, estuda em classes comuns.

Acontece, porém, que um ensino repetitivo, que não desenvolve plenamente as habilidades desses estudantes, pode causar angústia aos jovens superdotados. Há casos, inclusive, em que eles ficam entediados e insatisfeitos pela falta de inovação e criatividade durante o processo de ensino-aprendizagem na escola onde frequentam, o que pode gerar impactos no curto, médio e longo-prazo.

Para ajudar essas crianças e adolescentes, no último dia 7 foi inaugurado em Curitiba o Instituto Criatividade & Superdotação (C&S). Fundado e presidido pela Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fernanda Hellen Ribeiro Piske, a instituição tem o objetivo de ajudar na identificação e atendimento aos estudantes com comportamento superdotado, estudantes com dupla excepcionalidade (aqueles que têm o comportamento superdotado e ao mesmo tempo apresentam também uma desordem psiquiátrica, educacional, sensorial e/ou física) e suas famílias por meio de assessoria e orientação pedagógica, psicopedagógica, psicológica, neuropsicológica e jurídica.

“O objetivo do instituto é atender essas famílias, que muitas vezes ficam angustiadas, para potencializar o talento dos superdotados, pois muitas escolas não estão dando conta”, explica Piske, que é especialista na área e vem realizando diversos atendimentos na área de AH/SD e dupla excepcionalidade, alé, de ter publicado diversos livros sobre a temática nos Estados Unidos, Alemanha, Portugal e no Brasil.

Para aproveitar todo o potencial desses jovens, o Instituto C&S procura atender cada dimensão do desenvolvimento deles, seja na esfera cognitiva, social ou emocional. “O Instituto vai abranger de forma bem ampla o pedagógico, psicológico, neuropsicológico e jurídico. Nenhum instituto no Paraná tem esse atendimento tão completo, para eles [jovens] virem a ser nossos futuros pesquisadores, descobridores de vacinas, grandes cientistas, para ajudar nas descobertas, solucionar problemas”, destaca a especialista. 

O Instituto C&S está situado na Rua Emiliano Perneta, número 390, no Centro de Curitiba. O WhatsApp para contato é o (41) 99135-2156 e o e-mail do Instituto é o [email protected].

‘Ser superdotado não é ser nota 10 em tudo’

Prazer na leitura e nos estudos, pensamento rápido e apurado, vocabulário desenvolvido, criatividade extrema e raciocínio avançado. Essas são algumas das características das crianças superdotadas, com habilidades que incluem aptidão para atividades intelectuais, artísticas ou esportivas, que costumam parecer inatas, uma vez que essas pessoas apresentam tais características sem que se possa explicar como aprenderam.

Diferentemente do que uma visão idílica pode nos fazer supor, contudo, Fernanda Piske explica que ser superdotado não é ser bom em tudo, ser nota 10 em tudo. “Pelo contrário. As vezes avança muito numa área, mas deixa a desejar em outra”, comenta ela, destacando ainda que não é raro haver também problemas de sociabilização, fatores que ressaltam a importância de um atendimento multidisciplinar para garantir que esse jovem com AH/SD ou dupla excepcionalidade tenham um desenvolvimento pleno, adequado.

“Esses jovens apresentam características peculiares, precisam de atendimento especializado. Sem isso vem a falta de interesse pelo ensino, o descontentamento, a frustração e até a depressão, que pode levar ao suicídio”, alerta a Doutora.

Serviços ofertados e encaminhamento

A proposta do Instituto C&S é atender jovens com idade entre 5 e 13 anos de idade, que em grande parte são encaminhados para uma avaliação por seus professores, que identificam quando o estudante avança mais rápido que o comum em alguma área do conhecimento e podem recomendar à família, então, que busque um auxílio especializado.

Entre os serviços do Instituto C&S, é possível destacar: projetos e oficinas de acordo com as áreas de interesse dos estudantes com comportamento superdotado e dos estudantes com dupla excepcionalidade; robótica; programação de jogos educativos; testes psicológicos; orientação jurídica para aceleração escolar; entre outros.

“Faremos um trabalho para identificação e potencialização desses jovens. É um tratamento que foca não só na questão cognitiva, mas também na emocional. Muitas vezes, apesar da alta capacidade cognitiva, existe discrepância entre desenvolvimento intelectual e socioemocional desse estudante. A psicologia contribui muito com a educação”, ressalta Fernanda Piske.

O Instituto C&S também oferece a possibilidade de serviços gratuitos, onde alguns estudantes e suas famílias de baixa renda podem ser atendidos

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