Publicidade
PontoCom

Paraná participa de programa Desafio Detox Digital

O Paraná será o primeiro estado a aderir ao programa Desafio Detox Digital Brasil, que o governo federal lançará no dia 4 de julho, em Brasília. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e visa promover uma mobilização e conscientização nacional sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais. O lançamento no Estado será dia 8 de julho.

“As ferramentas tecnológicas digitais foram desenvolvidas para melhorar, facilitar e agilizar a vida das pessoas, mas o uso inadequado ou excessivo pode causar inúmeros malefícios, problemas e até mesmo dependência, principalmente para crianças e adolescentes”, diz o secretário Ney Leprevost. “É preciso despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso dessas ferramentas, e essa Campanha surge em boa hora, justamente para isso”, explica.

O secretário participará do lançamento nacional, junto com o diretor do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi (coordenador da Força-Tarefa Infância Segura) e a assessora técnica da Secretaria, Cineiva Campoli Tono, mestre em educação, doutora em Tecnologia e Sociedade e uma das mentoras do projeto de mobilização.

Programa Reconecte
O programa Desafio Detox Digital faz parte do Programa Reconecte, também do governo federal, e visa alertar os brasileiros sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento científico para a população leiga a respeito dos limites e dos riscos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados à internet.

Pacto Infância Segura
No Estado, o Programa de Detox Digital faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro por diversos órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Ele integrará a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaenses. Além disso, contará com um braço legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai). O lançamento no Estado, dia 8 de julho, será no Plenário da Assembleia Legislativa.


Bizarrices

Scooter para pais  – Scooter híbrido com carrinho de bebê pode ajudar os pais a levarem seus filhos a qualquer lugar. Veículo inovador está equipado com freios especiais, para permitir freadas e giros seguros.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES