DECOR MIX

Paranaenses criam luminária inédita no país, feita com material biotecnológico a partir de cogumelos

Recém-lançada, a peça destaca a força entre o design e o que há de mais avançado na tecnologia


Luminária Íris. Crédito: Marcelo Stammer

Parece ficção científica, mas é realidade e tem assinatura brasileira. Trata-se da luminária Íris, peça desenvolvida pela NER Conceito em parceria com a FURF design e a e a startup de soluções biotecnológicas Mush.Eco.

A peça, inédita no Brasil, surpreende pelo conceito inovador, multifuncional e sustentável: foi criada a partir da combinação entre o micélio - material extraído de fungos que é destaque entre os mais revolucionários da biotecnologia - e resíduos orgânicos da agroindústria.

Com design futurista e versátil, foi desenhada para destacar a importância em aliar design, ciência e sustentabilidade, além de instigar o interesse por materiais inovadores. A parte superior da luminária, composta pelo micélio, possui raios que partem do centro e remetem não só ao padrão interior do cogumelo, mas também à anatomia do olho, evidenciando a conexão entre reino animal e vegetal.

Ela possui duas fontes de luz independentes, uma em cima com tons mais quentes para proporcionar um ambiente aconchegante e outra, próxima da base, com coloração violeta. Graças a uma frequência específica, essa iluminação de base ajuda no crescimento de plantas, transformando a luminária em um item único.

Além de ser feita com material orgânico, ela também estimula o cultivo de um mini-ecossistema dentro de casa. “É um projeto sobre conexão entre ciência e criatividade. Quisemos fazer esse convite às pessoas, provocando o olhar para um futuro mais consciente, de regeneração e inovação”, conta Rodrigo Brenner, sócio da Furf Design.

A Íris possui uma estética moderna e foi pensada para ser combinada com os mais diversos ambientes – dos clássicos aos contemporâneos. À venda exclusivamente na Ner Conceito, ela representa a proposta de promover o design autoral paranaense e nacional, com lançamentos exclusivos. “Esse lançamento representa um marco, está alinhado com nosso DNA, de participar ativamente para o desenvolvimento da indústria criativa no Brasil”, finaliza Fernando França, sócio da Ner.

 

Luminária Íris é destaque entre os mais arrojados projetos de design

Na quinta-feira(27), convidados tiveram a oportunidade de conhecer a peça, que acaba de ser lançada e promete ser uma das grandes apostas do design brasileiro.Durante o evento, os participantes puderam vivenciar uma experiência sensorial única que destacou a vitrine assinada pelo escritório BOSCARDIN CORSI, como ponto de partida para uma instalação tridimensional, que se desdobrou em um jardim.

O conceito inovador e sustentável da luminária Íris inspirou cada detalhe do projeto. Os móveis artesanais da área externa, assinados pela VIMME, convidavam à degustação da torrada com requeijão de castanha de caju e cogumelo, protagonista do menu plant based idealizado por Renata Schaitza, da Mornings. E o drink Espectro, um dos destaques entre os coquetéis autorais servidos pela Pépe Coquetéis - uma infusão com gin e feijão borboleta, que mudava de cor ao interagir com a luz.

 

Leandro Couto e Fernando França, sócios da Ner Conceito. Crédito: Patrícia Amancio


Fernando França e Leandro Couto, sócios da Ner Conceito e os designers Rodrigo Brenner e Maurício Noronha, da Furf Design. Crédito: Patrícia Amancio

 

Leandro Couto e Fernando França, sócios da Ner Conceito, e os arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi do escritório Boscardin Corsi. Crédito: Patrícia Amancio

 

Serviço:

NER Conceito
Rua Carneiro Lobo, 308 - Água Verde l Curitiba
@ner.conceito