Quem frequenta o Parque Tingui, no bairro São João, para a prática de corrida e de caminhada terá uma vantagem adicional, quando decidir praticar esportes à noite. O Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas começou a implantar a estrutura necessária para a instalação de 226 postes no trecho de 4,5 quilômetros de ciclovia e também no estacionamento, próximo à Avenida Fredolin Wolf.
Nesta semana, a equipe da empresa contratada começou as escavações para passar a tubulação necessária à rede subterrânea. A partir da semana que vem, começa a colocação dos postes, que terão luminárias de LED de 70 watts. O serviço será concluído em até dois meses.
Nesta semana também começou o serviço na cancha da Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. O Parque Tingui e a praça da Vila Nossa Senhora da Luz estão entre os 125 espaços da cidade que receberão luminárias, projetores, postes e circuitos elétricos. São parques, praças, academias ao ar livre, canchas, quadras, ciclovias em todas as regiões da cidade.
Corredores como o microempresário Anderson Muraski, que pratica a corrida há três anos nos parques Barigui e Tingui, gostou de saber da novidade. “É positivo ter o Tingui iluminado. No Barigui dá para correr à noite. Aqui no Tingui é mais complicado porque tem um trecho com muitas árvores”, observou Muraski.
A sócia da Assessoria Carbono, Suelen Pscheidt, diz que a iluminação é determinante para a escolha do local onde as atividades serão oferecidas. Ela explica que 75% dos alunos que praticam a corrida o fazem no período da noite, das 18h às 20h30. “Com o Tingui iluminado, ele passa a ser uma opção”, completa Suelen.