Arquivo

Petrobras anunciou uma nova redução no preço da gasolina nas refinarias. A queda, que passa a valer a partir desta sexta-feira, 8, é de 0,48% no litro da gasolina tipo A, comercializada pela estatal junto às refinarias. Com esse reajuste, o litro da gasolina nas refinarias passará de R$ 1,9617 para R$ 1,9521. Trata-se da 4ª queda seguida. 

Nesta quinta-feira (7), o preço da gasolina foi reduzido em 0,45%, e na quarta-feira (6) a redução foi de 1,35%. Já na terça, a queda foi de 0,68%. Apesar destes reajustes, o combustível ainda acumula alta de 6,06% nas refinarias.

Umas das possíveis causas para esse aulmento seria o tipo de gasolina usado nos carros. Essa gasolina que a Petrobras vende para as refinarias é a tipo A, ou seja, pura. Para que o produto possa ser usado  nos carros brasileiros, de acordo com a legislação, é preciso adicionar 25% de etanol e, deste modo, produzir a gasolina tipo C, que é a vendida pelos postos de combustível ao consumidor final. 

Etanol 

O etanol também não tem apresentado alta, até porque a safra da cana-de-açúcar é de junho a agosto. Além disso, as usinas bateram recordes de produção de etanol já na segunda quinzena de abril deste ano. A produção atingiu a 1,3 bilhão de litros, superando o auge da safra, segundo dados da Unica (União de Indústria de Cana-de-Açúcar).   
Essa é a maior produção para o período desde agosto de 2015.  O avanço se deve à priorização na fabricação de etanol em detrimento do açúcar.  No comparativo com dados da safra anterior, nas usinas a produção e açúcar cresceu 21, 63% , etanol anidro 14,22% e etanol hidratado 91,24%
Neste ano, apenas 35,78% da cana que chegou às usinas foi usada para produção de açúcar. O restante virou etanol anidro (usado na mistura da gasolina) ou hidratado (vendido nas bombas). 
 

 

Desde o início de maio, já foram anunciadas 14 altas e 10 quedas no preço da gasolina. Veja tabela abaixo: