PLANO SAFRA 2022/23
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou que o Governo Federal trabalha para apresentar um Plano Safra 2022/23 robusto, com recursos para apoiar a produção agropecuária do país a partir do segundo semestre deste ano. “Esse Plano Safra 2022/23 não é só nosso, mas mundial, por isso precisamos de um plano mais robusto para o Brasil poder exercer suas funções mais fortemente ainda. 
EUROPA
As ações do Brasil para aumentar a produtividade no campo aliada à preservação dos seus recursos naturais e de sua biodiversidade estão sendo apresentadas nesta semana a representantes do governo, do setor privado, de instituições acadêmicas e da sociedade civil da Europa. A série de diálogos foi denominada AgriTalks.
DEBATE
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, um debate sobre o tema “Preços de alimentos, desafios do futuro”, em que foram abordados pontos como o cenário de inflação e a oferta global de alimentos. O encontro, moderado pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.
CATARINA
A Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense ganhou o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem. Este é o primeiro registro na espécie Denominação de Origem para o produto erva-mate. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O outro registro para esse produto é na modalidade Indicação de Procedência, destinado à Erva-Mate de São Matheus, no Paraná, em 2017.
ESTADOS UNIDOS
O secretário do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Tom Vilsack, anunciou mais apoio, recursos e novas regras que fortalecerão a cadeia de suprimentos de alimentos americana, promoverão mercados agrícolas justos e competitivos, impedirão o abuso de agricultores por processadores de aves e tornar os preços mais justos para os agricultores e consumidores americanos. Essas ações se baseiam no esforço histórico de todo o governo do presidente Biden para promover a concorrência na economia americana.
 
MATA ATLÂNTICA
A preservação das florestas e da vida humana a partir dos cuidados sanitários com a fauna e a flora foi o tema do Dia Nacional da Mata Atlântica comemorado, em Curitiba, durante evento promovido pelo Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet) e pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento que teve como sede as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
SAFRA
O volume produzido pelos agricultores paranaenses na safra de grãos 2021/2022 pode somar 36,86 milhões de toneladas em uma área de 10,9 milhões de hectares. A informação é do relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Se confirmado, o volume representa um aumento de 10% em relação à safra 2020/2021, que foi bastante afetada pelo clima.
SUSTENTABILIDADE
A abertura do 1º Seminário “Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo”, foi uma oportunidade para o governo estadual apresentar soluções para uma agricultura sustentável e alinhada a tendências mundiais. O evento, realizado no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, é uma realização dos Sistemas OCB e Ocepar, em parceria com o Canal Rural. O objetivo foi discutir caminhos para que o Brasil cumpra as metas assumidas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP26).
AGRICULTURA FAMILIAR
O Governo do Paraná já investiu R$ 18 milhões no programa Renda Agricultor Familiar, com recursos oriundos de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de contrapartida via Tesouro do Estado e Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Também foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição de veículos para apoiar o trabalho dos extensionistas rurais em campo. 
SINDILEITE
O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite) comemorou, 90 anos de trabalho no Estado, em evento na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. O vice-governador Darci Piana e o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participaram do evento, destacaram a força da cadeia leiteira, que confere ao Paraná o segundo lugar em produção, com participação nacional de 11%.
CARBONO
O Paraná reafirmou o compromisso com o uso de Sistemas e Práticas do ABC+, programa que propõe novas estratégias com o objetivo de reduzir emissões de 1,1 bilhão de toneladas de carbono equivalente até 2030. O posicionamento foi apresentado na 1ª Reunião Nacional do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), realizada em maio no Ministério da Agricultura, em Brasília. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.