A sétima edição da megaoperação conjunta Nhapecani, lançada na tarde da última sexta-feira (09/08), resultou na abordagem de 22.662 pessoas, sendo que 115 foram detidas e 29 apreendidas, além de 57 situações de flagrante, 12 de flagrante de ato infracional e cumpridos 11 mandados. Também foram 11.188 veículos vistoriados (destes 234 apreendidos e outros 12 recuperados), além de 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas, 1.198 multas por infração de trânsito foram expedidas, 15 armas de fogo, 27 máquinas caça-níqueis, 3.171 pedras de crack, 0,013 Kg de cocaína e quase duas toneladas de maconha apreendidas.

A operação Nhapecani VII contou com a participação de quase 2,5 mil policiais militares, sendo 451 somente em Curitiba e Região Metropolitana, além de efetivos da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Guarda Municipal de Curitiba, Guarda Municipal de São José dos Pinhais e Guarda Municipal de Colombo.

A operação iniciou-se às 16h e saiu do Pátio da Academia Policial Militar do Guatupê localizada na BR 277, Km 72, Bairro Guatupê, São José dos Pinhais (PR), após a solenidade de comemoração aos 159 anos da corporação, onde estiveram presentes diversas autoridades civis e militares que assistiram ao desfile da tropa representada por diversas frações da Polícia Militar.

Durante a operação (em todos os dias) foram montados mais de 1,2 mil pontos de bloqueio nos quais os policiais realizaram batidas e abordagens, fiscalizaram veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da justiça. O Serviço Reservado da Polícia Militar, além de outras forças, efetuaram levantamentos em campo para um melhor resultado. No total foram empregadas mais de 700 viaturas incluindo todas as forças policiais.

A incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), tanto às residências contra o comércio, assim como os casos de roubos e furtos em veículos são reduzidos com esta ação, que já está na sétima edição. Para o Secretário de Segurança, Cid Vasques, dentro do planejamento operacional da Polícia Militar a série de operações Nhapecani tem sido o carro chefe de todas as ações de maior visibilidade da PM.

É uma espécie de congelamento da malha viária do estado. Esta operação tem uma repercussão muito boa na medida em que há um volume significativo de apreensões de armas e drogas, cumprimentos de mandados de prisão, entre outras ações. São retirados de circulação marginais que soltos podem fazer a retroalimentação do crime, afirma o Secretário.

A operação Nhapecani visa fazer um estrangulamento diário no Paraná, não sendo possível cruzar o estado do Paraná em nenhuma direção, ou entrar e sair dele, sem passar pelo menos por um dos vários bloqueios ao longo de todo o Paraná, que não envolvem apenas a PM, mas a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal. É uma ação integrada que já deu muito certo e os resultados são muitos substanciais, afirmou o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson.

Pela PM participaram todos os batalhões coordenados por seus CRPM’s, além das unidades especializadas que foram: o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon), os quais devem atuar em conformidade aos Comandos Regionais de onde atuam. Além deles, participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Policia Guarda (BPGD) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

ABORDAGENS GERAL – Entre as 22.662 pessoas abordadas, 115 foram detidas e 29 adolescentes apreendidos por suspeito de envolvimento com o crime. Os policiais militares ainda se depararam com 57 situações de flagrante, 12 de flagrante de ato infracional e cumpridos 11 mandados. Dos 11.188 veículos vistoriados, 234, que estavam em situação irregular, foram apreendidos e outros 12 recuperados, por estarem com alerta de furto ou roubo.

Além das 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas, 1.198 multas por infração de trânsito foram expedidas pela PM e 63 apreensões de outros objetos. Das ações, 56 resultaram em assinatura de Termo Circunstanciado. Ao todo, 15 armas de fogo foram apreendidas em todas as regiões da Operação Nhapecani VII, além de 3.171 pedras de crack, 0,013 Kg de cocaína e 1,9 toneladas de maconha.

PRIMEIRA HORA – Na primeira hora após o lançamento, a PM já havia conseguido os primeiros resultados. Entre eles, estão a apreensão de 27 máquinas completas de caça-níqueis, de quatro monitores (também usados para a prática de jogos de azar), em quatro locais diferentes; também foram encaminhadas 10 pessoas à delegacia.

Os policiais do BOPE, responsáveis por estes primeiros resultados, encontraram na primeira casa 12 máquinas e encaminharam sete pessoas (uma responsável e seis jogadoras); na segunda foram 11 máquinas e uma mulher encaminhada; um homem responsável abordado também foi encaminho porque estava envolvido com o jogo do bicho; em outra casa foram localizados os quatro monitores.

Resultados por CRPM’s:

2º CRPM (Norte/Norte Pioneiro) – Nesta área de atuação, que compreende o 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar), o 5º BPM, o 10º BPM, o 15º BPM, o 18º BPM, a 4ª CIPM, a 6ª CIPM e a 7ª CIPM, foram 4.656 pessoas abordadas, sendo 22 detidas, 12 assistidas e seis apreendidas. Nas ações, 2.657 veículos foram abordados, destes 45 foram apreendidos e sete recuperados. A operação também resultou no cumprimento de quatro mandados, na lavratura de cinco Termos Circunstanciados e em 293 estabelecimentos vistoriados.

Na região do norte/norte pioneiro foram apreendidas seis armas de fogo, 13 munições, 112,150 Kg de maconha e 0,002 Kg de cocaína. Foram registrados seis flagrantes e um flagrante de ato infracional, 195 autos de infração de trânsito emitidos, seis CNH recolhidas e 17 apreensões de outros objetos.

3º CRPM (Noroeste) – Nesta área de atuação, que compreende o 4º BPM, o 7º BPM, o 8º BPM, o 11º BPM e a 5ª CIPM, foram 2.837 pessoas abordadas, sendo dez detidas, quatro assistidas e quatro apreendidas. Nas ações, 1.772 veículos foram abordados, destes 21 foram apreendidos e um recuperado. A operação também resultou em 151 estabelecimentos vistoriados.

Na região noroeste também foram apreendidos mais de 1,7 toneladas de maconha e 36 pedras de crack, além de uma arma de fogo. A operação também resultou em sete flagrantes e um flagrante de ato infracional, 147 autos de infração de trânsito emitidos, duas CNH recolhidas e em seis apreensões de outros objetos.

4º CRPM (Campos Gerais/Sul) – Nesta área de atuação, que compreende o 1º BPM, o 16º BPM, a 1ª CIPM, a 2ª CIPM, a 3ª CIPM e a 8ª CIPM, foram 5.737 pessoas abordadas, sendo 28 detidas, seis assistidas e dez apreendidas. Nas ações, 3.338 veículos foram abordados, destes 72 foram apreendidos e dois recuperados. A operação também resultou no cumprimento de um mandado, 18 Termos Circunstanciados lavrados e em 497 locais vistoriados.

Na região sul foram três armas de fogo apreendidas, 16 munições, 0,125 Kg de maconha, 0,001 Kg de cocaína e 19 pedras de crack. A operação também resultou em 21 flagrantes e cinco flagrantes de ato infracional, além de 291 autos de infração de trânsito emitidos, dez CNH recolhidas e seis apreensões de outros objetos.

5º CRPM (Oeste/Sudoeste) – Nesta área de atuação, que compreende o 3º BPM, o 6º BPM, o 14º BPM, o 19º BPM e o 21º BPM, foram 5.370 pessoas abordadas, sendo 29 detidas, três assistidas e nove apreendidas. Nas ações, 2.072 veículos foram abordados, destes 34 foram apreendidos e dois recuperados. A operação também resultou no cumprimento de quatro mandados, na lavratura de nove Termos Circunstanciados e em 284 locais vistoriados.

Na região oeste/sudoeste foram três armas apreendidas, 13 munições de diferentes calibres, 77,721 Kg de maconha e 3.010 pedras de crack. Também foram registrados 17 flagrantes e três flagrantes de ato infracional, além de 290 autos de infração de trânsito e cinco apreensões de outros objetos.

6º CRPM (Região Metropolitana de Curitiba/ Litoral) – Nesta área de atuação, que compreende o 9º BPM, 17º BPM, o 22º BPM e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), foram 1.369 pessoas abordadas, sendo duas detidas e duas assistidas. Nas ações, 537 veículos foram abordados, destes 23 foram apreendidos. A operação também resultou em quatro Termos Circunstanciados lavrados e em 53 locais vistoriados. A operação também resultou em dois flagrantes de ato infracional, além de 86 autos de infração de trânsito emitidos e três apreensões de outros objetos.

1º CRPM (Capital) – Nesta área de atuação, que compreende o 12º BPM, o 13º BPM, o 20º BPM e o 23º BPM, foram 1.745 pessoas abordadas, sendo oito detidas e uma assistida. Nas ações, 563 veículos foram abordados, destes 39 foram apreendidos, além de 29 locais vistoriados.

Na capital do estado foram apreendidas duas armas de fogo, 0,408 Kg de maconha e 106 pedras de crack. Durante as ações também foram registrados quatro flagrantes, seis Termos Circunstanciados, além de duas CNH recolhidas e na emissão de 189 autos de infração de trânsito.

BOPE – O Batalhão de Operações Especiais realizou a abordagem de 161 pessoas abordadas, sendo 16 detidas. Nas ações, 18 veículos foram abordados, além do cumprimento de dois mandados e oito locais vistoriados.

Na capital do estado foram apreendidas duas armas de fogo, 0,940 Kg de maconha e 0,010 Kg de cocaína. Durante as ações também foram registrados dois flagrantes, 14 Termos Circunstanciados e 27 máquinas caça-níqueis.

BPFron – O Batalhão de Polícia de Fronteira realizou a abordagem de 787 pessoas e 231 veículos.

NHAPECANI – A operação, que está na sétima edição, surgiu ao longo das reuniões periódicas feitas com todos os setores de inteligência e em parceria com os órgãos participantes. Outras edições da operação obedecem a um planejamento antecipado e à observação dos índices estatísticos de criminalidade, sem data específica ou horário determinado.

ANTERIORES – As seis primeiras edições da operação Nhapecani resultaram em 165.728 pessoas abordadas, sendo 692 detidas, 171 assistidas e 206 adolescentes apreendidos, além de 96.582 veículos vistoriados, destes 2.436 foram apreendidos e 79 recuperados. Durante as ações foram apreendidas 114 armas de fogo, 1.070 munições, 1.754,88 kg de maconha, 988,86 Kg de cocaína, 169,161 mil pedras de crack, 161 frascos de lança perfume e 3.450 bolinhas de haxixe.

Nas ações também foram cumpridos 147 mandados, registradas 392 flagrantes e 91 flagrantes de ato infracional, emitidos 11.727 autos de infração de trânsito, recolhidas 186 CNH, assinados 239 Termos Circunstanciados e apreendidos 5.969 objetos ilícitos ou de contrabando.