Reprodução/SMCS

Depois de quase nove anos sem mudanças significativas, o portal da Prefeitura de Curitiba estreia neste sábado (8/6) uma reformulação completa, cujos pontos de destaque são os serviços, um visual novo e um sistema totalmente responsivo ao equipamento dos usuários (desktop, smartphone ou tablets).

Serviços e noticiário dividem agora espaços mais bem definidos. O noticiário continua em área central na home, com apresentação mais leve e moderna.

Ao encomendar a reformulação, o prefeito Rafael Greca orientou que o novo portal facilitasse ao máximo a experiência do usuário. O trabalho teve por base as mais atuais referências de portais tanto de outros poderes públicos quanto de sites noticiosos.

“Agora, as pessoas navegar pelo portal de forma mais fácil e amigável”, diz o prefeito. “Também já havia passado da hora de ele ser responsivo.”

Mudanças
Na home, o espaço de busca dos serviços ganha o principal destaque da página, dando acesso mais rápido àquilo que o usuário está procurando diretamente.

Assim, a navegação fica mais fácil e ágil, o que é especialmente importante num portal que contém 538 páginas ativas de serviços, com encaminhamentos e informações para pessoas físicas e jurídicas – como IPTU, ISS, alvará, transporte, rede de saúde, educação, entre muitos outros.

Ao digitar um tema na área de busca, o usuário é direcionado à pagina correlata, onde – outra novidade – também tem acesso a temas análogos ao procurado inicialmente. Isso permite uma navegabilidade mais completa e efetiva.

Todas as máquinas
Todo o site funciona num sistema responsivo – ou seja, o conteúdo se adapta à tela do equipamento do usuário.

Essa mudança é especialmente importante. Os smartphones são hoje uma forma crescente de acessos, chegando em muitas ocasiões a representar metade de todo tráfego no portal.

A modelagem do conteúdo a telas maiores ou menores exigiu melhoria significativa de toda programação do portal e também facilita a leitura e a navegabilidade.

Novo visual
O visual do novo site está completamente modificado, mais leve, bem dividido, destacando melhor as imagens e os títulos dos assuntos. Novamente, modificações importantes para melhorar a experiência de quem o utiliza.

As notícias do município mantêm uma posição de destaque no portal, que passa a elencá-las de forma mais bem organizada e destacada, com chamadas e imagens maiores.

O espaço das chamadas principais na home também se tornou flexível, podendo ter três, dois ou um assunto, com ou sem fotos, permitindo diferentes tipos de hierarquização da notícia.

A apresentação dos textos também ficou mais leve, com letras maiores, mais espaço de imagens e recursos gráficos que facilitam a leitura – como intertítulos maiores e destaque para partes específicas do texto.

Redes sociais
As funcionalidades de integração com as redes sociais foi ampliada.

Além de permitir que o usuário replique com um clique o noticiário no Facebook, Twitter e Whatsapp, os textos agora também poderão incluir destaques da página do município no Instagram.

Por dentro da cidade
Outro reforço nos serviços é a seção Por dentro da cidade, que traz informações completas e explicativas de áreas do município com grande demanda por parte da população.

Já estão publicados serviços de Esporte e Lazer, impostos municipais e sobre a política alimentar da capital (que disponibiliza produtos alimentares e refeições à população).

Acesso dos servidores
Com o novo formato, o acesso por meio da home ao site dos servidores municipais – o Portal Administrativo do Município, PAM – tem um pequena alteração, mas o caminho continua bastante simples.

No alto da página há o ícone “Saiba mais”, que é um atalho rápido para outras áreas. Ali, o item “Servidores” leva até o PAM. Esse portal traz uma série de serviços para os servidores ativos e aposentados, como RH 24 Horas, chamados para serviços internos, agenda de eventos para os servidores, entre outros.

Ele também deverá ser reformulado; os estudos iniciais para tanto já começaram.

Setores de usuários intensivos do sistema – como o de emissão de notas fiscais de ISS (Imposto sobre Serviço) e os contadores – receberam ao longo da semana, e-mails com orientação sobre as mudanças.
Equipe
O novo portal é fruto de um trabalho integrado, envolvendo principalmente as equipes da Comunicação Social, SIT e ICI, com apoio das demais secretarias e órgãos municipais (todos eles presentes no portal.

Os levantamentos prévios para as mudanças começaram no fim do ano passado. O trabalho efetivo de reformulação começou em janeiro passado.