A Polícia Civil do Paraná prendeu ontem (11 de fevereiro), em Curitiba, um professor de esgrima suspeito de abusar sexualmente de uma aluna de 12 anos de idade. De acordo com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), os crimes aconteciam durante treinamentos no Círculo Militar de Curitiba e há a suspeita de que outros alunos possam ter sido vítimas desse professor, embora apenas um caso tenha sido confirmado até aqui – o suspeito, por sua vez, nega as acusações, alegando que sequer tocava a menina durante os aquecimentos e =que a aluna e suposta vítima sofreria algum tipo de transtorno.

Em conversa com a imprensa, o delegado José Barreto, do Nucria, comentou que a prisão do suspeito foi efetuada na residência do professor, onde também foram apreendiso um celular e um notebook. Ele fica preso temporariamente, por 30 dias, mas a prisão pode ser convertida para preventiza – sem prazo para expirar.

“Inicialemente fizemos uma busca na residência do indiciado e o notebook e o celular dele foram apreendidos. Iremos investigar os aparelhos, verificar se tem conversa com alguma outra vítima ou outro tipo de material. Aproveitamos para fazer um apelo, inclusive: se você tem filho que esteja fazendo aula de esgrima no Círculo Militar, converse com seu filho e, se houver alguma coisa, nos procure para auxiliar nas investigações”, apelou o delegado. “A partir do momento que o indivíduo se aproveita do trabalho (para cometer os abusos), acreditamos que tenha outras vítimas”, explicou José Barreto, esclarecendo ainda que, por ora, há apenas uma vítima confirmada.

NOTA OFICIAL DO CÍRCULO MILITAR DO PARANÁ

A direção do Clube Círculo Militar do Paraná, surpreendida pela prisão temporária do professor de esgrima ocorrida na última segunda-feira (11), em razão da suspeita de molestar sexualmente uma ex-sócia-atleta menor do Clube, informa que instaurou Comissão Sindicante para apurar os fatos divulgados pela Imprensa. A Comissão foi formada na manhã desta quarta-feira (13) e é composta pelo Cel. Ivan Irber (2º Vice-Presidente), Dr. José Orivaldo de Oliveira (Diretor Jurídico) e Carlos Alberto Afonso (Diretor de Esportes). Entre suas atribuições, a Comissão deverá ouvir sócios-atletas e atletas-sócios que tiveram aulas e treinamentos com o professor, bem como seus familiares, para apurar qualquer inconformidade profissional, pessoal ou desportiva na conduta de Oswaldo Monteiro.

ESCLARECIMENTO DO CLUBE

A direção do Círculo Militar do Paraná também vem a público esclarecer os seguintes pontos.

Sobre a ex-sócia-atleta denunciante e sua família.

· A direção do Clube solidariza-se com a sua ex-sócia-atleta e sua família e lamenta profundamente não ter sido comunicada anteriormente sobre os fatos relatados na denúncia formalizada à polícia.

· A direção do Clube coloca-se à disposição da ex-sócia-atleta e seus familiares para ajudar na elucidação dos fatos e na superação dos mesmos.

Sobre o professor 

· O professor  atuou como professor e treinador de esgrima do Clube no período de maio/2016 até o dia 6 de fevereiro de 2019, quando foi desligado do quadro de funcionários por contingenciamento financeiro.

· Nesse período, ele treinou mais de 30 atletas, de diferentes categorias, sem nunca ter sido denunciado por qualquer ilícito ou comportamento profissional inadequado.

· Também não houve registro de qualquer reclamação formal contra o professor nos canais de ouvidoria do clube.

Sobre a denúncia contra o professor 

· A direção do Clube informa que o inquérito policial tramita em Segredo de Justiça, razão pela qual não teve acesso ao exato teor das acusações que pendem contra o professor; porém, já contatou a autoridade policial e se disponibilizou a colaborar com as investigações para que a Justiça possa ser estabelecida.

Sobre as notícias veiculadas pela Imprensa.

· A direção do Clube informa que não oferece serviço de treinador personal em esgrima e que as aulas desta modalidade não são individuais.

· A direção do Clube informa, ainda, que a ex-sócia-atleta denunciante e sua família nunca requisitaram o cadastramento de qualquer maior responsável para acompanhá-la no interior do Clube, seja para os treinamentos ou para os momentos de lazer.

Sobre os atletas do Clube.

· A direção do Clube preza pela saúde, integridade física, equilíbrio emocional e desenvolvimento integral dos seus atletas, zelando por sua segurança e bem-estar em todos os momentos, especialmente durante treinos e competições.

· A direção do Clube destaca que, desde a sua fundação, em 1934, o Círculo Militar do Paraná é referência na formação de atletas em diferentes modalidades, muitos dos quais atingiram projeção e reconhecimento nacional e internacional.

· A direção solidariza-se com todos os alunos e atletas do Clube, que ao longo do ano somam aproximadamente 300 praticantes das diversas modalidades desportivas, como esgrima, vôlei, basquete, natação, tênis e para-vôlei, lamentando pelo constrangimento causado pela denúncia envolvendo um ex-professor do Círculo Militar do Paraná.

A DIREÇÃO

Círculo Militar do Paraná

Confira a reportagem completa