Divulgação/Assessoria de Imprensa – Aparelho de ultrassom portátil

Mais de 900 idosos atendidos na Unidade de Cuidados Intensivos do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR foram beneficiados pelo projeto que visa melhorar a qualidade do atendimento especializado por meio da compra de equipamentos de ponta e foi realizado ao longo de todo o ano de 2021.

Com um investimento total de R$ 285mil, foram comprados dois equipamentos de ultrassom portátil, dois conjuntos de compressores pneumáticos e perneiras e um ventilador pulmonar de transporte.

Os recursos foram destinados ao hospital pelos Amigos do HC via Emenda Parlamentar Municipal coletiva, quando um grupo de vereadores se organizou para destinar parte da renda orçamentária de Curitiba em benefício dos pacientes do Complexo Hospital de Clínicas.

A aquisição dos equipamentos portáteis de ultrassom permitiu aos médicos e enfermeiros da UTI semiintensiva a possibilidade de implantar rotinas mais modernas de segurança ao paciente idoso. Já nas UTIs gerais os novos aparelhos, mais completos, permitiram aos residentes a realização de exames cardiológicos, neurológicos, vasculares e abdominais nos pacientes idosos já na entrada, garantindo assim um diagnóstico mais preciso.

O aparelho de ventilação portátil (ventilador de transporte) apresenta características técnicas superiores aos demais equipamentos presentes no HC, permitindo o transporte seguro de pacientes mais graves para exames de imagem e para o Centro Cirúrgico. Com a aquisição dos dois compressores pneumáticos e suas respectivas perneiras, a Unidade de Cuidados Intensivos também se modernizou.

Para os programas de residência médica, de enfermagem e de fisioterapia, todos os equipamentos permitiram treinar os alunos em estratégias assistenciais de ponta, com maior qualidade e segurança aos pacientes. As aquisições foram essenciais para melhorar a assistência prestada aos idosos em 2021 e permanecerão extremamente úteis nos próximos anos.

Projetos para os 60+

A atenção ao público idoso atendido no Complexo Hospital de Clínicas é uma causa trabalhada pelos Amigos do HC com a realização de diversos projetos desenvolvidos com o intuito de promover a saúde e melhorar a condição de atendimento às pessoas idosas. Porém, no ano de 2021, esse cuidado foi ampliado com a criação do Programa CEDIVIDA, composto pela plataforma digital www.cedivida.org.br e pelo Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, previsto para inaugurar ainda em 2022.

Amigos do HC

Há 35 anos, os Amigos do HC são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e na promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Desde 2016, também prestamos assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2021, os Amigos do HC completaram 35 anos de história, abraçando uma nova causa: o CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. O projeto é voltado à garantia de direitos e promoção da saúde na terceira idade.