Voluntariado Paranaense

Provopar lança curso de libras: Som do Silêncio

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Na manhã desta sexta-feira (27) na sede do Provopar Estadual, em Curitiba, foi realizada a aula inaugural do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Som do Silêncio, que vai capacitar pessoas a comunicar-se na língua de sinais. 

O curso é uma realização do Provopar Estadual com o apoio do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (CREFITO 8), Associação de Surdos de Curitiba (ASC) e Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba (Primeira IEQ).

Celma Gomes, presidente da Associação de Surdos de Curitiba, proferiu a palestra da aula inaugural em libras com a tradução voz da professora, Lígia Klein. Durante a palestra, Celma falou sobre a dificuldade que os surdos encontram no dia-a-dia e a importância de formar novos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais.

“Para o Provopar promover o curso de libras é uma maneira de deixar nossa sociedade mais integrada, diminuindo a barreira que existe entre os surdos e ouvintes. ” Afirmou a presidente do Provopar Estadual, Carlise kwiatkowski.

Segundo Sheila Nunes, uma das professoras do curso “Através deste curso você vai ter uma fluência na língua de sinais, onde você vai poder se comunicar com surdos, ajuda-los onde precisarem dessa acessibilidade, além de aprender algumas curiosidades do dia-a-dia do surdo e gramática”.

Participaram do evento a vice-presidente do COFFITO, Patrícia Lima; as conselheiras do CREFITO 8, Elfi Gusava e Ana Roesler; deputado estaudal Delegado Francischini; Sandra Mara Bortot e Fernanda Butenas do Sistema FIEP; Felipe Barolo, Relações Institucionais da AMBEV; Pedro Bartoski Junior, representante da Revista VOI; Lyndon Johnson, representante da 1ª IEQ, além da presidente do Conselho Fiscal do Provopar, Flávia Francischini, diretora de realações institucionais Samita Tomita e a gerente, Silvana Aichinger.