Divulgação/Athletico.com.br/Mauricio Mano – Thiago Heleno: de volta ao time

O Athletico Paranaense enfrenta o Colo-Colo nesta quarta-feira (dia 23) às 19h15, na Arena da Baixada, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Os dois times dividem a liderança do Grupo C, com seis pontos cada.

A partida será transmitida pelo canal Fox Sports.

Enquanto o Furacão conta com os retornos de peças importantes, como o zagueiro Thiago Heleno e o médio-centro Léo Cittadini, a equipe chilena tem três desfalques de peso: o centroavante Esteban Paredes, 40 anos, e os zagueiros Zaldivia, 29 anos, e Julio Barroso, 35 anos.

Paredes é o maior artilheiro do clube na história da Libertadores, com 21 gols em 31 jogos. Entre todos os clubes, o chileno é o 18º na lista de goleadores históricos da competição com 23 gols em 36 partidas. O recordista é o equatoriano Alberto Spencer, com 54 gols em 85 jogos, entre 1961 e 1972, atuando por Peñarol-URU) e o Barcelona-EQU.

O técnico do Colo-Colo, o paraguaio Gualberto Jara, não deu pistas sobre a escalação. O substituto imediato de Paredes seria o argentino Nicolás Blandi, 30 anos, ex-San Lorenzo, que soma 2 gols em 13 partidas no ano. No entanto, o treinador vem preferindo utilizar o centroavante chileno Parraguez, que tem 1 gol em 12 jogos no ano.

‘RETRANCA’
O Colo-Colo tem adota um estilo defensivo na Libertadores. A previsão é de uma ‘retranca’ contra o Athletico, na Arena. “Imaginamos o Paranaense com o estilo clássico do futebol brasileiro, um jogo ofensivo, com laterais adiantados e jogando no campo rival, tratando bem a bola. Vamos tentar se colocar bem em campo, roubar a bola e fazer o nosso jogo. Temos que estar concentrados, aproveitar os espaços que podem deixar e aproveitar ao máximo as oportunidades e, principalmente, estar concentrado na defesa”, disse o técnico do Colo-Colo, Gualberto Jara, em entrevista publicada pelo site oficial do clube.

Os números mostram a eficiência defensiva do Colo-Colo na Libertadores. É o 4º com mais desarmes (18 por jogo), 7º em interceptações (15,3) e 4º em cortes/rebatidas (23,3) na competição, segundo dados do Sofascore. No aspecto ofensivo, o time chileno aparece na parte inferior entre os 32 participantes. É o 25º em posse de bola (42,3%), o 25º em volume de passes (256 certos por jogo), o 27º em cruzamentos certos (2,3 por jogo), 29º em finalizações (6,7 por jogo) e 31º em dribles certos (6,0 por jogo).

Saiba mais sobre o Colo-Colo clicando aqui.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico Eduardo Barros também não deu pistas sobre a escalação. Ele vai contar com as voltas de Cittadini e Thiago Heleno. O ponta Nikão desfalca o time.

No último jogo, o time usou o esquema tático 4-1-2-1-2 para atacar e o 4-4-1-1 para defender. Clique aqui para saber mais sobra a formação da equipe.

Antes, porém, o treinador vinha adotando o 4-2-3-1, com Nikão e Fabinho pelos lados do campo e Lucho como meia ofensivo centralizado. Nesse caso, Bissoli era o centroavante.

Fica a dúvida sobre qual esquema tático o treinador vai adotar contra os chilenos.

Thiago Heleno volta ao time após não ser utilizado por uma limitação fisiológica, segundo informações do Athletico. Léo Cittadini está recuperado de lesão. Clique aqui para ver a lista de 23 convocados para a partida.

JEJUM E MÁ FASE
O Colo-Colo perdeu as últimas oito partidas por competições oficiais no Brasil. E vem enfrentando resultados negativos no campeonato nacional. Clique aqui para saber mais.

ATHLETICO x COLO-COLO
Athletico: Santos, Jonathan, Felipe Aguilar, Thiago Heleno e Márcio Azevedo (Abner); Wellington, Erick, Christian e Cittadini; Geuvânio e Fabinho. Técnico: Eduardo Barros
Colo-Colo: Brayan Cortés; Oscar Opazo, Campos, Insaurralde, De La Fuente (Bryan Véjar); César Fuentes, Gabriel Suazo e Matías Fernández; Marco Bolados, Pablo Mouche e Javier Parraguez (Blandi). Técnico: Gualberto Jara
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira 19h15