Sanepar/divulgação – Rompimento de oleoduto interrompeu o fornecimento de água para 50% dos moradores da Fazenda Rio Grande

O rompimento de um oleoduto da Petrobrás a montante da captação de água do Rio Despique, na noite de ontem, interrompendo o fornecimento de água para 50% dos moradores da Fazenda Rio Grande (na região metropolitana de Cuririba), informa a Sanepar. Com a paralisação desta captação, o abastecimento está sendo feito somente pela captação emergencial das Cavas, que atende apenas a um terço da vazão necessária, afirma a companhia.

Por causa disso, a parte da cidade que não está no rodízio de abastecimento também ficará sem o fornecimento de água. Ainda não há previsão para a retomada da captação e produção de água. A Sanepar diz que só vai poder voltar a operar após o conserto da tubulação e quando a água do rio apresentar condições favoráveis para passar pelo processo de tratamento.

A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.