Durante a 41ª Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), que aconteceu na semana passada em Curitiba, foi aprovado por todos os prefeitos da Região Metropolitana, que fazem parte do consórcio, um novo sistema de transporte, transbordo e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, ou seja do lixo domiciliar produzido pelos 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
Representantes dos 23 municípios, entre eles o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, discutiram sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o objetivo de reduzir o uso de aterros sanitários.
“Atualmente esse lixo é levado ao aterro sanitário e dentro da nova proposta aprovada durante a Assembleia ficou estabelecido a abertura de um edital para buscar empresas interessadas na instalação de uma usina de tratamento de lixo em São José dos Pinhais, visando a produção de energia elétrica”, explicou Áriston Ghidin, secretário de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, que acompanhou o prefeito Toninho Fenelon no encontro.
Com a implantação da usina, boa parte do lixo deixará de ser levado ao aterro sanitário, passará por uma triagem e a parte orgânica abastecerá a matriz energética de São José dos Pinhais. 
“Precisamos pensar no Meio Ambiente, na sustentabilidade e buscar alternativas para destinação do lixo produzido na cidade. Temos incentivado a separação dos recicláveis, criado programas como De Olho no Óleo, mas precisamos dar um destino ao lixo orgânico e esta usina traz essa possibilidade”, disse o prefeito Toninho Fenelon.